Olhar de Cinema 2022 abre inscrições e confirma datas para edição híbrida

Publicado por
Bruno Carmelo

O Olhar de Cinema: Festival Internacional de Curitiba confirmou sua edição 2022. Depois de dois anos consecutivos em versão online, devido à pandemia de Covid-19, os organizadores anunciaram uma edição híbrida. Os filmes ainda terão exibições virtuais, através do site oficial do evento, porém o público curitibano poderá assistir às produções selecionadas nas salas de cinema locais.
A décima primeira edição ocorrerá entre os dias 1 e 9 de junho, uma data estratégica para escapar ao período de sobrecarga de festivais e mostras no segundo semestre. Para os realizadores e produtores, a inscrição de obras está aberta até o dia 7 de março. Curtas e longas-metragens podem ser enviados aos curadores por meio do Formulário de Inscrição (Eventival). Enquanto os projetos internacionais pagam uma taxa de inscrição, os filmes brasileiros se inscrevem gratuitamente.
LEIA MAIS
Cobertura :: 10º Olhar de Cinema — Festival Internacional de Curitiba (2021)
Olhar de Cinema 2021 :: Rio Doce leva o prêmio principal
Olhar de Cinema 2021 :: Confira a lista completa de filmes da 10ª edição

Rio Doce, vencedor do 10º Olhar de Cinema

Em comunicado oficial à imprensa, o coordenador do festival, Antônio Gonçalves Jr., ressalta a importância de retomar sessões nas salas de cinema, embora o formato digital siga disponível: “Diversos aprendizados com as versões online vão incrementar o festival, porém, a volta às salas de cinema se tornou muito importante para nós”. Os festivais têm contribuído a reforçar a experiência do cinema em salas, ao invés das sessões apenas na televisão e nos computadores pessoais.
Na décima edição do Olhar de Cinema, o grande vencedor foi o drama Rio Doce (2021), de Fellipe Fernandes, a respeito de um homem de origem humilde que descobre ter uma irmã, moradora de um bairro privilegiado da cidade. Leia a nossa crítica. O documentário Rolê: A História dos Rolezinhos (2021), de Vladimir Seixas, também se destacou com dois prêmios.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)