Pode-se dizer que foi surpreendente a entrega do prêmio de Melhor Filme do Olhar de Cinema 2022 para Uma Noite sem Saber Nada (2021), de Payal Kapadia. Isso porque havia, pelos menos, dois filmes brasileiros muito bem cotados entre os espectadores do evento: Filme Particular (2021) e Alan (2021). Porém, o júri achou melhor premiar o longa-metragem que dividiu opiniões com a sua abordagem poética-social. Nele, há uma mescla entre ficção e documentário em prol de uma jornada na qual a voz monocórdica de uma estudante se dirige ao seu amado enquanto reflete acerca dos protestos estudantis que visavam combater a arbitrariedade do Estado. Aliás, a mostra competitiva deste ano estava particularmente interessante, sobretudo pela diversidade de abordagens e formas de pensar o cinema atrelado ao seu tempo. Paterno (2021), saiu de mãos abanando, quiçá por uma vontade do júri de privilegiar obras que propusessem experimentações de linguagem e/ou uma experiência cinematográfica distante daquela frequente numa sala de cinema. Era o favorito do Papo de Cinema, mas soou “clássico demais”, de acordo com alguns colegas críticos/jornalistas que cobriram o evento. A nossa cobertura completa desse que é um dos mais instigantes festivais de cinema do Brasil você pode conferir na matéria relacionada logo abaixo. E que venha o Olhar de Cinema de 2023. Confira abaixo a lista completa dos vencedores do 11º Olhar de Cinema de Curitiba.
LEIA MAIS
Cobertura :: 11º Olhar de Cinema de Curitiba (2022)
MOSTRA COMPETITIVA
Prêmio Olhar de Melhor Filme
Uma Noite sem Saber Nada, de Payal Kapadia
Prêmio Olhar de Melhor Curta-Metragem
Mal di mare, de João Vieira Torres
Prêmio de Contribuição Artística
Rita Azevedo Gomes (Diretora do filme Trio em mi Bemol)
Prêmio Especial do Júri
Freda, de Gessica Généus
Prêmio de Melhor Longa Brasileiro das Mostras Competitiva, Outros Olhares e Novos Olhares.
7 cortes de cabelo no Congo, de Luciana Bezerra, Gustavo Melo, Pedro Rossi
Prêmio de Melhor Curta Brasileiro das Mostras Competitiva e Outros Olhares
Garotos Ingleses, de Marcus Curvelo
MOSTRA NOVOS OLHARES
Melhor longa-metragem
Jet Lag, de Xinyuan Zheng Lu
Menção Honrosa
Grace Tomada Única, de Lindiwe Matshikiza
MOSTRA OUTROS OLHARES
Melhor longa-metragem
Poeta, de Darezhan Omirbayev
PRÊMIO DO PÚBLICO
Freda, de Gessica Généus
PRÊMIO DA CRÍTICA – JÚRI ABRACCINE
Freda, de Gessica Généus
PRÊMIO AVEC-PR HUGO MENGARELLI
Melhor filme
O Hábito de Habitar, de Nicolás Pérez
Menção honrosa do Júri AVEC-PR
Upa Neguinho, Douglas Carvalho dos Santos