Além da exibição de filmes dos quatro cantos do mundo, o 13º Olhar de Cinema: Festival Internacional de Curitiba está com uma programação paralela intensa. E nela se destacam os seminários organizados a fim de expandir a experiência dos participantes do evento paranaense que acaba no próximo dia 20. Para se ter uma ideia, antes mesmo de o festival começar oficialmente, no último dia 12, haviam acontecido dois encontros preliminares: um com a equipe curatorial e o outro para falar do cineasta homenageado da edição 2024. No dia 05, houve uma conversa aberta com os responsáveis pela programação mediada por Antonio Gonçalves Jr. e com as participações de Camila Macedo, Eduardo Valente, Carla Italiano, Gabriel Borges, Kariny Martins, Giulia Maria e Carol Almeida. O papo pode ser conferido na íntegra no vídeo abaixo.
No dia 06 foi a vez do seminário Três Tempos de Hou, em que Gabriel Borges, Ruy Gardnier, Filipe Furtado e Cecília Mello discutiram a obra de Hou Hsiao-Hsien, grande cineasta homenageado da edição 2024 do evento. Para assistir, basta clicar aqui.
LEIA MAIS
– Cobertura :: 13º Olhar de Cinema de Curitiba (2024)
– Olhar de Cinema 2024 :: Começa a 13ª edição do Festival Internacional de Curitiba
– Olhar de Cinema 2024 :: Anunciados os filmes que competem na 13ª edição do festival paranaense
Nos dias 13, 14 e 15, respectivamente, foram realizados os seminários Curta-Metragem em Foco: A importância do Formato e de seu Financiamento para o desenvolvimento das produtoras independentes, Preservação Audiovisual e Cinema Negro no Brasil: O Caso de Restauração de Um É Pouco, Dois É Bom (1970), Cinema de Luta e Escrever o cinema: lançamento de livros sobre Candeias, De Palma e Herzog. Todas as atividades são presenciais na Sala de Cursos do Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410) com transmissão no YouTube. Em pauta a importância do curta-metragem dentro do ecossistema de qualquer cinematografia, o caso de preservação de um dos grandes filmes do cinema negro brasileiro dos anos 1970, a relevância do cinema para reforçar lutas histórias e sociais, além do lançamento de livros importantes para amantes e estudiosos da Sétima Arte. Para conferir esses seminários basta clicar em seus respectivos títulos nesta matéria.
O QUE VEM PELA FRENTE
Nesta terça-feira, 18, será realizado a partir das 11h30, ao vivo e on-line pelo YouTube, o seminário O Mercado de Vendas Internacionais de Filmes independentes, no qual serão discutidas as estratégias e práticas de disseminação dos filmes realizados de modo independente, inclusive com o debate das vendas ao mercado internacional como uma importante alternativa comercial. Mediada por Raiane Rodrigues, a conversa contará com a participação da lituana Egle Cepaite. A transmissão será por meio deste link. Já na quarta-feira, 19, último dia dos seminários, também a partir das 11h30, o tema será Marketing e Comunicação de Filmes Independentes, cujo foco será complementar ao da conversa do dia anterior, pois focado nas ações de marketing para justamente para notabilizar os filmes independentes. O encontro com a palestrante polonesa Joanna Solecka será mediado por Rodrigo Cook. A transmissão será por meio deste link.