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Olivia Colman e Phoebe Waller-Bridge criam fundo para ajudar profissionais do teatro afetados pela pandemia

Publicado por
Marcelo Müller

Colegas de elenco em Fleabag (2016-2019), Olivia Colman e Phoebe Waller-Bridge estão dando exemplo de solidariedade no Reino Unido diante dos efeitos catastróficos da pandemia do Covid-19. A teatral é uma das classes artísticas mais afetadas pela necessidade de distanciamento social – uma vez que os palcos precisam permanecer fechados e o retorno a eles se torna lento dentro das medidas de flexibilização. Pensando nisso, as duas estrelas, na companhia da produtora Francesca Moody, lançaram o The Theatre Community Fund, fundo para oferecer suporte financeiro aos artistas em situação economicamente vulnerável por conta do cenário global periclitante. A proposta é que os doadores contribuam inicialmente de modo regular, com quantias fixas, e depois com porcentagens de suas arrecadações no teatro pelos próximos dois anos. A prioridade é garantir renda aos intérpretes e técnicos que não possuem um contrato que lhes garanta sustento mensal e, ao mesmo tempo, fornecer sustentação à indústria.

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Por enquanto, o The Theatre Community Fund já recebeu cerca de £ 1 milhão em doações. Entre os filantropos estão Tom Hiddleston, Gillian Anderson, Danny Boyle, Emilia Clarke, Richard Curtis, Kit Harington, Ian McKellen, Daisy Ridley, Daniel Radcliffe, Emma Thompson e Rachel Weisz. Colman e Waller-Bridge pensaram o fundo como um apoio a outras iniciativas já operacionais no Reino Unido. Ele será monitorado pelo Royal Theatrical Fund (RTF) em parceria com o Fleabag Support Fund (FSF), entidade que já vinha levantando dinheiro para ajudar os profissionais de teatro durante a pandemia. Uma belíssima iniciativa que demonstra empatia e espírito solidário, sem dúvida.

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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.