Categorias: LançamentosNotícias

Onda Nova :: Filme brasileiro censurado nos anos 1980 volta aos cinemas com cópia restaurada

Publicado por
Marcelo Müller

Onda Nova (1983) é outro dos filmes brasileiros que está prestes a ter um retorno triunfante às telonas numa cópia completamente restaurada e remasterizada. Depois de ser exibida no Festival de Locarno 2024 e na Mostra SP 2024, essa nova versão do longa-metragem chegará aos cinemas no primeiro trimestre de 2025. Seguindo a trilha de Corisco & Dadá (1996), marco da Retomada atualmente em cartaz com uma cópia em 4k, Onda Nova promete conquistar um público novo e atender aos saudosistas.

Em Onda Nova, a vida conturbada de jovens garotas que acabaram de fundar o Gaivotas Futebol Clube, time de futebol feminino. Ao decorrer dos fatos, se constrói uma imagem sobre a juventude paulistana dos anos 1980. Dirigido por José Antonio Garcia e Ícaro Martins, o longa é estrelado por Carla Camurati, Tânia Alves, Patrício Bisso, Vera Zimmermann, Cristina Bolzan, Regina Casé, Cida Moreira e Cristina Mutarelli.

Onda Nova

LEIA MAIS
Opinião :: Os (quase) 30 anos de Corisco & Dadá
Corisco & Dadá :: Entrevista com Rosemberg Cariry e Chico Díaz (Exclusivo)
Top Top :: 05 motivos para assistir nos cinemas ao filme Corisco & Dadá

ONDA NOVA E A DITADURA

Onda Nova foi atrapalhado pelos desmandos da ditadura instaurada no Brasil entre 1964 e 1985, assim como vários outros filmes dos anos 196/70/80. Depois de sua primeira exibição na 7ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, ele foi proibido pela Censura do regime então vigente e apenas pode ser lançado quase um ano depois, o que prejudicou bastante a sua carreira comercial. Em plena ditadura, o filme falava sobre mulheres desafiando a moral sobre gênero e sexualidade, além de trazer participações de jogadores do Corinthians, como Casagrande e Wladimir, alguns dos fundadores da célebre Democracia Corinthiana.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

“É um filme onde o desejo assume o protagonismo, define e conduz as personagens e a narrativa. Mesmo não tratando diretamente de política, ao colocar o desejo como afirmação de identidade e de vida, Onda Nova é a própria negação da ditadura vigente na época. Por isso a censura não foi apenas a uma cena ou outra, mas ao filme inteiro. Foi considerado ‘imoral’ e interditado integralmente”, conta Martins.

Onda Nova

Gostou do conteúdo sobre o Onda Nova? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.