20200407 premio ontem havia destaque

Apesar de os festivais de cinema estarem paralisados ou reduzidos devido à pandemia de Covid-19, o cinema brasileiro segue recebendo prêmios importantes fora do país. Desta vez, Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu (2018) foi eleito o melhor longa-metragem de estreia no Cinéma du Réel, tradicional evento francês destinado aos documentários.

O festival teve sua edição presencial cancelada, porém os organizadores decidiram manter a programação, submetida aos jurados e ao público local em versão online por meio de uma parceria com serviços de streaming. O diretor Bruno Risas foi avisado sobre o prêmio recebido, mesmo à distância, por seu primeiro longa-metragem. A narrativa híbrida entre drama e documentário, com traços de ficção científica, já havia vencido o prêmio de melhor projeto em desenvolvimento nos festivais de Brasília e Cartagena.

 

20200407 ontem havia carrossel
Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu

 

LEIA MAIS
23ª Mostra de Tiradentes :: A valorização de um cinema novo (Balanço final)
Marcelo Ikeda :: “Falta coragem a vários artistas, intelectuais e críticos para ampliar o campo do debate”
1 Contra Todos :: “Uma questão importante era que o brasileiro pudesse se ver na tela”, revela Breno Silveira

Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu coloca Bruno Risas e sua família como protagonistas. O diretor se apropria de fatos pessoais – a crise financeira, a mudança de casa, as brigas entre os familiares – para combinar com a história da abdução da mãe por seres extraterrestres. O projeto foi desenvolvido ao longo de nove anos.

O filme tem estreia garantida nos cinemas brasileiros pela Vitrine Filmes, embora a data tenha sido adiada em tempos de quarentena. Ele se insere numa tendência recente de combinar a linguagem ultra realista com elementos do cinema de gênero e/ou fantástico, como visto em Quintal (2015), de André Novais Oliveira, Os Jovens Baumann (2018), de Bruna Carvalho Almeida, e Tremor Iê (2019), de Elena Meirelles e Lívia de Paiva.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *