20200103 eternos

Chloé Zhao se tornou a segunda mulher a vencer o Oscar de Melhor Direção em 93 anos da maior premiação de Hollywood, sendo também a primeira asiática a garantir tal feito. Normal que os grandes estúdios crescessem os olhos para ela depois de tudo isso, não? Pois, a Marvel antecipou esse reboliço todo quando garantiu que ela fosse a diretora do aguardado Os Eternos. Beleza, até aí tudo seguindo um cronograma mais ou menos previsível – alguém que chama a atenção na seara independente é cooptado para comandar uma produção enorme, talvez perdendo sua “voz” nessa transição. Porém, Kevin Feige, o todo-poderoso do Marvel Studio, fez questão de garantir recentemente que o estilo pessoal de Zhao está devidamente impresso no filme estrelado pela equipe cósmica superpoderosa.

LEIA MAIS
Oscar 2021 :: Imprensa chinesa se cala sobre vitória de Chloé Zhao por Nomadland
Os Eternos será o primeiro filme da Marvel com beijo gay
Aos 90 anos, Jean-Luc Godard anuncia que vai se aposentar do cinema

Feige disse que Zhao foi considerada para dirigir o filme solo da Viúva Negra (2021), mas rapidamente direcionada a Os Eternos. Além disso, o produtor afirmou que a cineasta chinesa realmente brigou para o filme ser rodado em locações reais, a despeito das práticas comuns em longas com toneladas de efeitos especiais, comumente feitos majoritariamente em estúdios. “ (Numa sessão prévia para os chefões da Disney) eu tinha que ficar dizendo: ‘Isso saiu direto da câmera; não há trabalho efeitos digitais nisso tudo!. Porque foi um lindo pôr do sol, com ondas perfeitas e névoa saindo da costa neste penhasco gigante – coisa realmente impressionante, parte de um estilo próprio”.  Angelina JolieSalma HayekKumail Nanjiani e Richard Madden compõem o elenco do filme.

Outro dado curioso, confirmado pela própria Zhao numa entrevista recente à revista Variety, é que originalmente Nomadland (2021) seria lançado após Os Eternos, mas que a pandemia basicamente mudou as coisas de modo drástico. Vamos aguardar para saber se o estilo dela realmente será perceptível num filme comprometido bem mais com a necessidade de dar retorno comercial. Esperamos veementemente que sim.

20210426 chloe zhao oscar papo de cinema e1619414945947
Chloé Zhao
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *