20200218 beijo gay destaque

Um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para os blockbusters da indústria norte-americana: Os Eternos (2020) será o primeiro filme da Marvel a mostrar um beijo entre dois homens. Phastos (Brian Tyree Henry), um super-herói especializado em invenções e construções, terá um marido (Haaz Sleiman) e um filho. Sleiman confirma ao NewNowNext que a cena do beijo entre ambos já foi gravada:

“É um beijo belo, comovente. Todo mundo chorou durante a filmagem. Para mim, é muito importante mostrar todo o amor e beleza que uma família gay pode ter. […] É importante que o mundo seja lembrado de que nós, da comunidade queer, já fomos crianças em algum momento. Nós nos esquecemos disso porque somos sempre representados como sexualizados ou rebeldes. Esquecem de nos mostrar pelo aspecto humano”.

LEIA MAIS
Marvel confirma personagem transexual “em produção sendo filmada agora”
Tom Holland fala sobre Homem-Aranha gay e diversidade no Universo Marvel
“Mundo está pronto para um super-herói gay no UCM”, diz executiva da Marvel

 

20200218 beijo gay carrossel
O ator Haaz Sleiman

 

Resta saber que papel a homoafetividade terá dentro do filme, e se a cena de fato chegará à versão final, cujo lançamento está previsto para o dia 29 de outubro nos cinemas. Hollywood está repleta de produções em que personagens são apontados como gays e lésbicas, sem jamais demonstrarem sua afetividade de fato. A imagem em circuito comercial de uma família gay, interracial e saudável poderia constituir um passo importante para a visibilidade LGBTQI+.

Antes disso, o diretor Joe Russo interpretava um personagem que se dizia gay em Vingadores: Ultimato (2019), ainda que frequentasse um círculo muito distante daquele dos super-heróis. A Fase 4 da Marvel promete trazer novas formas de inclusão, com o lesbianismo assumido de Valquíria (Tessa Thompson) em Thor: Amor e Trovão (2021), além de protagonistas asiáticos e personagens surdos em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021).

Os Eternos mostra a reunião de super-heróis imortais que sempre viveram na Terra e contribuíram para moldar as civilizações através da História. Angelina Jolie, Salma Hayek, Kumail Nanjiani e Richard Madden compõem o elenco, enquanto a direção fica por conta de Chloé Zhao (Domando o Destino, 2017).

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *