20200518 os novos mutantes papo de cinema 800

Uma notícia surpreendeu o mercado exibidor norte-americano: apesar de a Disney ter adiado o lançamento de praticamente todos os seus grandes filmes, devido ao fechamento das salas nos Estados Unidos, um projeto teve sua data de estreia confirmada em formato presencial: trata-se de Os Novos Mutantes (2020), ficção científica teen que explora o universo X-Men.

Em e-mail aos exibidores, a empresa declarou que os ingressos estão autorizados para venda a partir de 18 de agosto, com lançamento agendado para 28 de agosto. Ainda não se sabe ao certo quantas salas poderão exibir o filme, visto que apenas 1.300 dos mais de 6.000 complexos cinematográficos do país estão abertos. Este pode ser um gesto da Disney para apaziguar o circuito exibidor, enraivecido desde a decisão de lançar Mulan (2020), uma das principais apostas dos cinemas, na plataforma online Disney+.

LEIA MAIS
Os Novos Mutantes :: Filme de terror do universo X-Men será lançado em versão original, promete diretor
Sequência de Os Novos Mutantes seria situada no Brasil
Os Novos Mutantes :: Disney vai realizar refilmagens

 

20200518 os novos mutantes papo de cinema banner
Os Novos Mutantes

 

Outra justificativa para a decisão de exibir o filme em salas, ainda em agosto, pode decorrer de possíveis acordos incluídos na aquisição da Fox pela Disney. A primeira, detentora da franquia X-Men, foi incorporada pela última com a promessa de finalizar e lançar projetos iniciados, nos quais pode ter sido estipulada uma data para Os Novos Mutantes, especula a Variety.

De qualquer modo, o projeto tem sofrido com inúmeras dificuldades em seu caminho até o cinema. A primeira versão, concebida pelo diretor Josh Boone, desagradou aos produtores que investiram em extensas refilmagens para incluir novos personagens, eliminar outros e alterar os rumos da trama. Neste processo repleto de conflitos criativos, a estreia foi adiada oficialmente cinco vezes desde 2018.

Caso o lançamento se mantenha para o dia 28 de agosto, este será ironicamente o primeiro lançamento de uma major – ou seja, uma grande empresa produtora-distribuidora – em salas de cinema durante o processo de reabertura. Filmes de distribuidoras menores têm sido lançados nas últimas semanas, incluindo o independente Unhinged (2020), estrelado por Russell Crowe, que obteve resultados modestos. Os Novos Mutantes ainda não tem data de lançamento definida para o Brasil.

A história apresenta cinco mutantes adolescentes, presos contra a sua vontade numa espécie de clínica destinada a testar e controlar seus poderes. Anya Taylor-Joy e Maisie Williams compõem o elenco junto dos brasileiros Alice Braga e Henry Zaga.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *