Desde o dia 23 de abril a produção Os Senhores da Guerra Parte II – Passo da Cruz ocupa as fazendas de Rodi e Renato Borghetti em Barra do Ribeiro. Outras cidades gaúchas estão envolvidas no projeto, como São Francisco de Paula, Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi e Caçapava do Sul, que irão receber a produção em breve.
Os filmes serão lançados em sequência no segundo semestre de 2013. “Lançar dois filmes em sequência é uma novidade na cinematografia brasileira”, afirma Ligia Walper, produtora executiva do projeto, que observa ainda que poucos filmes produzidos aqui envolveram tantos figurantes e uma equipe tão numerosa. Na Parte I, a equipe chegou a 140 integrantes e 600 figurantes. O elenco é constituído basicamente de atores gaúchos, entre eles Rafael Cardoso e André Arteche, como os irmãos Bozano; Leonardo Machado, Elisa Brites, Marcos Breda, Marcos Verza, Sissi Venturin, Sirmar Antunes, Zé Victor Castiel, Roberto Birindelli, Zé Adão Barbosa, Heinz Limaverde, Laura Medina e Miguel Ramos. O músico Pirisca Grecco assina a trilha sonora e também faz parte do elenco, estreando na atuação.
Sinopse: Unidos por uma profunda amizade, os irmãos Júlio e Carlos Bozano, ambos jovens ricos, inteligentes e cultos, desde cedo se envolvem na vida política do Estado. Júlio, chimango e legalista, é prefeito de Santa Maria quando recebe a missão de impedir o avanço das tropas do líder da oposição, general Zeca Netto, de quem Carlos, revolucionário e maragato, é secretário particular. Os amores dos guerreiros carregam sonhos e esperanças em meio ao turbilhão da guerra civil e o destino coloca entre eles o líder comunista Luiz Carlos Prestes.
Fonte: BD Divulgação