O episódio Na Onda do Mar, exibido em 1998, aborda uma expansão militar russa pela Europa e conflitos entre o país e demais repúblicas da antiga União Soviética por um desejo da Rússia de reativar a unificação. Entre estas repúblicas está a Ucrânia, que atualmente vem sofrendo com a invasão liderada por Vladimir Putin. Assim, em 2022, se concretizou mais umas das famosas previsões da série Os Simpsons que, desde 1989, trata de temas do cotidiano e da geopolítica internacional. Em cada um desses acertos, mesmo sem muita precisão, a internet vem abaixo e diversos memes são produzidos. Aliás, em entrevista ao The Hollywood Reporter, o showrunner da produção, Al Jean, comentou sobre a previsão, a qual definiu como “muito triste“.
LEIA MAIS
Ms. Marvel :: Série da heroína ganha trailer empolgante ao som de The Weeknd. Confira!
Jack Black retornará como Kung Fu Panda em série para o streaming
The Penguin :: Colin Farrell retornará como o vilão de Batman em minissérie
Em sua 33ª temporada, na qual os quatro primeiros episódios já estão disponíveis no Brasil pelo Star+, a equipe de 10 a 20 roteiristas prometeu novas profecias. Sobre esse fenômeno que vem promovendo cada vez mais a série para as novas gerações, os realizadores divulgaram que debatem possíveis temas ficcionais e reais para desenvolver. Com um conhecimento amplo em diversas editorias, como matemática, filosofia e comunicação, eles conjecturam situações hipotéticas baseadas em fatos que estão acontecendo no mundo, surgindo daí alguns prognósticos certeiros.
Vamos relembrar algumas delas? A seguir, fique com um apanhado de situações que comprovam que Os Simpsons é o show mais profético da história da TV.
Nota de 200 reais
Em 2013, a série lançou um episódio em que Homer era juiz de alguns jogos da Copa do Mundo do Brasil. Na ocasião, o personagem foi subornado para tomar decisões a favor do seu time, por criminosos que o ofereceram uma maleta cheia de notas de 200 reais, que até então eram inexistentes no mercado financeiro brasileiro. Entretanto, em 2020, a nota foi realmente lançada pelo Banco Central.
Coronavírus
Em um episódio de 1993, os moradores de Springfield se desesperam por causa de uma nova gripe. A Gripe de Osaka era superforte e deixou todos desesperados atrás da cura. Com o início da pandemia de COVID-19, muitos fãs relacionaram essa gripe com o coronavírus.
Presidência de Trump
Bart viaja para o futuro e descobre que sua irmã, Lisa, fazia parte da presidência dos Estados Unidos. A personagem estava em busca de um forma de restabelecer a economia do país depois que Donald Trump passou pelo cargo. Na época, Trump era apenas um magnata caricato do país e não havia sido eleito, o que aconteceu em 2016.
Crise da Grécia
Em 2012, o jornal da série apresentou uma matéria contando que a Grécia estava passando por um crise financeira. Em meados de 2017 e 2018, o país realmente passou por uma grande crise econômica.
Prêmio Nobel
Em 2010, os personagens fizeram apostas sobre quem ganharia o Prêmio Nobel. Millhouse apostou em Bengt Holmström, que de fato ganhou o prêmio em 2016.
Espionagem
O único filme da família Simpsons foi lançado em 2007 e, no longa, há uma cena que mostra a agência de inteligência NSA operando um enorme sistema de espionagem, com centenas de agentes escutando as conversas de muitos americanos. Seis anos mais tarde, em 2013, o analista Edward Snowden revelou todo o esquema de espionagem do governo americano para o planeta, mostrando que o filme, pelo visto, não cometeu nenhum exagero.
Neymar e a Copa do Mundo
No mesmo episódio em que aparece a nota de 200 reais, as previsões dos Simpsons acertaram mais dois outros acontecimentos. O primeiro foi que o craque da seleção brasileira sofre uma lesão e fica fora do jogo, e também que o Brasil seria derrotado pela Alemanha.
Fox/Disney
Um episódio de 1998 previa a compra da FOX pela Disney. Já havia um desejo da Disney na época e a compra parecia ser questão de tempo.
Smartwatch, corretor automático e videoconferência
Estes três itens tecnológicos foram previstos na década de 1990. Em 1995, Os Simpsons mostraram Lisa viajando até 2010 com a ajuda de uma vidente. O episódio retratou a personagem conversando com Marge a partir de um híbrido de telefone e televisão, bem com um garoto usando um relógio semelhante a um smartwatch, o que na época era algo inexistente e quase que impossível de se imaginar. A animação previu (ou será que inspirou?) tecnologias que muita gente utiliza hoje em dia.
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- 3 Margens :: Confira a lista completa de vencedores do festival da Tríplice Fronteira! - 21 de novembro de 2024
- Carolina Dieckmann :: Começam as filmagens de (Des)controle, novo filme com a atriz - 21 de novembro de 2024
- A Bachata do Biônico - 19 de novembro de 2024
Deixe um comentário