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A Forma da Água, conforme amplamente previsto, foi o grande vencedor do Oscar 2018. Embora tenha ganhado poucas estatuetas (4), isso se levarmos em consideração a quantidade de indicações (13), ele levou para casa os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Trilha Sonora e Melhor Design de Produção, se tornando o mais laureado de uma noite que transcorreu sem muitas surpresas. A festa, apresentada com elegância por Jimmy Kimmel, foi bastante dinâmica, com interlúdios bem pensados – vide a visita inusitada de um elenco estelar aos espectadores desavisados de um filme nas cercanias -, e marcada por discursos de afirmação, como o de Frances McDormand, vencedora do Oscar de Melhor Atriz, que pediu a todas as mulheres indicadas que ficassem de pé para receber uma ovação ao gênero que vem clamando por mais espaço e respeito na indústria hollywoodiana. Sobressaiu, também, a cenografia do Dolby Theatre, bem como as ótimas montagens com fragmentos de filmes do passado, que antecederam a divulgação dos resultados. Talvez o grande azarão da noite foi Ícaro, que garantiu o Oscar de Melhor Documentário, desbancando (infelizmente) o favorito Visages Villages.

Tivemos as luminares presenças da nonagenária Eva Marie Saint e da octogenária Rita Moreno no palco, ambas devidamente aplaudidas de pé pelos presentes. Aliás, a noite foi marcada por uma reverência aos astros e estrelas do passado, haja vista o retorno dos ícones Faye Dunaway e Warren Beatty para a entrega do Oscar de Melhor Filme, desta vez sem confusão de envelopes ou algo que a valha. Enfim, Hollywood celebrou mais uma vez sua força industrial, simbólica e cultural, tendo sua distinção mais importante vencida por um longa que celebra poeticamente o amor e a diversidade, ou seja, algo bem-vindo nestes tempos de sombras nefastas pairando sobre a sociedade.

 

Confira a lista completa dos premiados:

 

MELHOR FILME
A Forma da Água (Guillermo del Toro e J. Miles Dale) 

MELHOR DIREÇÃO
Guillermo del Toro, por A Forma da Água

MELHOR ATOR
Gary Oldman, por O Destino de uma Nação

MELHOR ATRIZ
Frances McDormand, por Três Anúncios Para um Crime

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Allison Janney, por Eu, Tonya

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Sam Rockwell, por Três Anúncios Para um Crime

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Corra! (Jordan Peele)

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Me Chame Pelo Seu Nome (James Ivory)

MELHOR LONGA DOCUMENTÁRIO
Ícaro (Bryan Fogel e Dan Cogan)

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Uma Mulher Fantástica (Chile)

MELHOR MONTAGEM
Dunkirk (Lee Smith)

MELHOR FOTOGRAFIA
Blade Runner 2049 (Roger Deakins)

MELHOR TRILHA SONORA
A Forma da Água (Alexandre Desplat)

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Remember Me, de Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez (Viva: A Vida é uma Festa)

MELHOR MAQUIAGEM E CABELOS
O Destino de uma Nação (Kazuhiro Tsuji, David Malinowski e Lucy Sibbick)  

MELHORES EFEITOS VISUAIS
Blade Runner 2049 (John Nelson, Gerd Nefzer, Paul Lambert e Richard R. Hoover)

MELHOR FIGURINO
Trama Fantasma (Mark Bridges)

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
A Forma da Água (Paul Denham Austerberry, Shane Vieau e Jeff Melvin)  

MELHOR EDIÇÃO DE SOM
Dunkirk (Richard King e Alex Gibson)

MELHOR MIXAGEM DE SOM
Dunkirk (Mark Weingarten, Gregg Landaker e Gary A. Rizzo)

MELHOR LONGA DE ANIMAÇÃO
Viva: A Vida é uma Festa (Lee Unkrich e Darla K. Anderson)

MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO
Dear Basketball (Glen Keane e Kobe Bryant)

MELHOR CURTA DOCUMENTÁRIO
Heaven Is a Traffic Jam on the 405 (Frank Stiefel)

MELHOR CURTA DE FICÇÃO
The Silent Child (Chris Overton e Rachel Shenton)

 

(Fonte: Redação PdC)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
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