Foram divulgadas nesta segunda, 16, as ‘shortlits’ do Oscar 2020! Ou seja, em 9 categorias, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood faz uma pré-seleção, dentre todos os possíveis candidatos. Somente dentre os títulos apresentados agora é que sairão os cinco finalistas que serão anunciados em 13 de janeiro de 2020. O Brasil tinha chances de entrar em três categorias: Filme Internacional, com A Vida Invisível (2019), Curta de Animação, com Guaxuma (2018), e Documentário em Longa-Metragem, com Democracia em Vertigem (2019). Dos três, apenas o último ficou entre os pré-indicados.
Documentário em Longa-Metragem
Produção da Netflix – e já disponível na plataforma de streaming – o longa de Petra Costa oferece uma visão bem pessoal sobre o recente golpe de estado ocorrido no Governo Brasileiro, com o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a ascensão ao poder da extrema direita no país. Os pré-indicados a Melhor Documentário em Longa-metragem são:
- Defensora, de Philippe Bellaiche, Rachel Leah Jones
- Indústria Americana, de Steven Bognar, Julia Reichert
- The Apollo, de Roger Ross Williams
- Apollo 11, de Todd Douglas Miller
- Aquarela, de Viktor Kosakovsky
- The Biggest Little Farm, de John Chester
- The Cave, de Feras Fayyad
- Democracia em Vertigem, de Petra Costa
- For Sama, de Waad Al-Kateab, Edward Watts
- Privacidade Hackeada, de Karim Amer, Jehane Noujaim
- Honeyland, de Tamara Kotevska, Ljubomir Stefanov
- Virando a Mesa do Poder, de Rachel Lears
- Maiden, de Alex Holmes
- Família da Madrugada, de Luke Lorentzen
- One Child Nation, de Nanfu Wang, Zhang Lynn
Confira a crítica de Democracia em Vertigem, por Marcelo Müller
Confira a crítica de Honeyland, por Bruno Carmelo
Confira a crítica de Família da Madrugada, por Marcelo Müller
Além do Democracia em Vertigem, os títulos Indústria Americana, Privacidade Hackeada e Virando a Mesa do Poder também estão disponíveis na Netflix. Já One Child Nation pode ser encontrado na plataforma de streaming da Amazon Prime Video. Aquarela está no iTunes. Por fim, Apollo 11 será lançado em 27 de dezembro também no streaming da iTunes.
Filme Internacional
Dos 91 países que escolheram filmes para tentar uma vaga nessa categoria, apenas 10 foram pré-selecionados – e destes, somente 5 serão, de fato, indicados. O Brasil, que já concorreu em quatro ocasiões – a última foi com Central do Brasil (1998), de Walter Salles, há exatos 20 anos – ficou de fora mais uma vez. O nosso representante oficial era A Vida Invisível, de Karim Ainöuz, que chegou a ser premiado no Festival de Cannes e está indicado ao Film Independent Spirit, além de ter sido eleito um dos cinco melhores filmes estrangeiros do ano pelo National Board of Review. No entanto, para os votantes do Oscar, não ficou nem entre os dez melhores. Confira a lista completa:
- The Painted Bird, de Václav Marhoul (República Checa)
- Tõde já Õigus (Truth and Justice), de Tanel Toom (Estônia)
- Os Miseráveis, de Ladj Ly (França)
- Aqueles Que Ficaram, de Barnabás Tóth (Hungria)
- Honeyland, de Tamara Kotevska, Ljubomir Stefanov (Macedônia do Norte)
- Boze Cialo (Corpus Christi), de Jan Komasa (Polônia)
- Uma Mulher Alta, de Kantemir Balagov (Rússia)
- Atlantique, de Mati Diop (Senegal)
- Parasita, de Bong Joon Ho (Coréia do Sul)
- Dor e Glória, de Pedro Almodóvar (Espanha)
Confira a crítica de Os Miseráveis, por Marcelo Müller
Confira a crítica de Aqueles que Ficaram, por Bruno Carmelo
Confira a crítica de Honeyland, por Bruno Carmelo
Confira a crítica de Uma Mulher Alta, por Marcelo Müller
Confira a crítica de Atlantique, por Marcelo Müller
Confira a crítica de Parasita, por Robledo Milani
Confira a crítica de Dor e Glória, por Marcelo Müller
Nessa lista, chama atenção a presença de Honeyland, que foi pré-selecionado também para Documentário em Longa-Metragem. O favorito, no entanto, é o sul-coreano Parasita, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes e indicado ao Globo de Ouro e ao Critics Choice Awards, entre outros. Curiosa também a ausência de qualquer título sul-americano: dos dez selecionados, oito são europeus, um asiático e um africano. Parasita e Uma Mulher Alta encontram-se em cartaz nos cinemas brasileiros. Dor e Glória foi exibido meses atrás, e Atlantique pode ser encontrado na plataforma de streaming da Netflix. Aqueles Que Ficaram está com estreia marcada para a próxima quinta-feira, enquanto que os demais permanecem inéditos.
Curta de Animação
O curta-metragem brasileiro de animação Guaxuma, de Nara Normande, premiado nos festivais de Gramado, de Aspen, de Guadalajara, de Hamptons, de New Orleans, de Palm Springs, no IndieLisboa, no SXSW Film e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, havia ficado na lista inicial, entre os 92 curtas do gênero ‘pré-pré-selecionados’. No entanto, apenas dez títulos foram anunciados hoje, e o representante nacional, infelizmente, ficou de fora. Confira a lista completa:
- Dcera (Daughter), de Daria Kashcheeva (Rapública Checa)
- Hair Love, de Matthew A. Cherry, Everett Downing Jr., Bruce W. Smith (EUA)
- On ne mozhem zhit bez kosmosa (He Can’t Live Without Cosmos), de Konstantin Bronzit (Rússia)
- Hors Piste, de Léo Brunel, Loris Cavalier, Camille Jalabert, Oscar Malet (França)
- Kitbull, de Rosana Sullivan (EUA)
- Mémorable, de Bruno Collet (França)
- Mind My Mind, de Floor Adams (Holanda/Bélgica)
- The Physics of Sorrow, de Theodore Ushev (Canadá)
- Sister, de Siqi Song (China/EUA)
- Tio Tomás: A Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa (Portugal/Canadá/França)
Dos dez curtas pré-selecionados, apenas dois são majoritariamente norte-americanos. Há ainda dois da França, um da Rússia, um da Holanda, um do Canadá, um da República Checa, um da China e um de Portugal – ficará com esse a torcida dos brasileiros? Todos, aliás, são inéditos no Brasil.
OUTROS SHORTLISTS
Foram anunciados também os pré-finalistas em mais seis categorias: Documentário em Curta-metragem, Maquiagem e Cabelos, Trilha Sonora, Canção Original, Curta-metragem de Ficção e Efeitos Visuais. Confira as listas a seguir:
Documentário em Curta-metragem
- Após o Furacão Maria, de Nadia Hallgren – disponível na Netflix
- Paradise em Chamas, de Zackary Canepari, Drea Cooper – disponível na Netflix
- Fantasmas de Sugar Land, de Bassam Tariq – disponível na Netflix
- In the Absence, de Seung-jun Yi
- Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl), de Carol Dysinger
- A Vida em Mim, de John Haptas, Kristine Samuelson – disponível na Netflix
- The Nightcrawlers, de Alexander A. Mora
- Louis Superman, de Sami Khan, Smriti Mundhra
- Stay Close, de Luther Clement, Shuhan Fan
- Walk Run Cha-Cha, de Laura Nix
96 títulos estavam pré-pré-qualificados, e apenas dez ficaram entre os pré-indicados. O interessante é que, dos finalistas, quatro já estão disponíveis no Brasil e podem ser assistidos na plataforma de streaming da Netflix.
Curta-metragem de Ficção
- Brotherhood, de Sasha Krane
- The Christmas Gift, de Bogdan Muresanu
- Les Petites Mains, de Rémi Allier
- Miller & Son, de Asher Jelinsky
- Nefta Football Club, de Yves Piat
- The Neighbors’ Window, de Marshall Curry
- Refugee, de Brandt Andersen
- Saria, de Bryan Buckley
- Une Soeur, de Delphine Girard
- Sometimes, I Thing About Dying, de Stefanie Abel Horowitz
191 títulos estavam pré-pré-qualificados, e apenas dez ficaram entre os pré-indicados. Ao contrário dos curtas de documentário, todos os finalistas em ficção permanecem inéditos no Brasil.
Maquiagem & Penteados
- 1917
- Adoráveis Mulheres
- Coringa
- Downton Abbey
- Era Uma Vez em… Hollywood
- Judy: Muito Além do Arco-Íris
- Malévola: Dona do Mal
- Meu Nome é Dolemite
- O Escândalo
- Rocketman
Os cinco finalistas serão escolhidos dentre os dez aqui pré-indicados. A Academia formará um conselho (‘branch’) com os interessados em participar dessa etapa da votação. Todos os inscritos terão que assistir a um clipe de sete minutos, com trechos dos filmes acima, para apontar os melhores no quesito “maquiagem e penteados”.
Trilha Sonora Original
- 1917
- Adoráveis Mulheres
- Brooklyn Sem Pai Nem Mãe
- Coringa
- Dor e Glória
- Ford vs Ferrari
- Frozen 2
- História de um Casamento
- Jojo Rabbit
- Nós
- O Escândalo
- O Rei
- Star Wars: A Ascensão Skywalker
- The Farewell
- Vingadores: Ultimato
Aqui são 15 os pré-indicados, selecionados dentre 170 trilhas-sonoras elegíveis neste ano. Membros do conselho (‘branch’) de Música determinam tanto os aqui citados como também os finalistas, que podem ser até cinco (mas não necessariamente – já houve ano com apenas dois indicados).
Canção Original
- “(I’m Gonna) Love Me Again”, de Elton John e Bernie Taupin, por Rocketman
- “A Glass of Soju”, de Bong Joon Ho, por Parasita
- “Catchy Song”, de Jonathan Lajoie, por Uma Aventura Lego 2
- “Da Bronx”, de Paul Williams, Charles Fox, Robert Klein e Donald Webber Jr., por The Bronx USA
- “Daily Battles”, de Thom Yorke, por Brooklyn Sem Pai Nem Mãe
- “Glasgow”, de Caitlyn Smith, Kate York e Mary Steenburgen, por As Loucuras de Rose
- “High Above The Water”, de Kathryn Bostic, por Toni Morrison: The Pieces I Am
- “I Can’t Let You Throw yourself Away”, de Randy Newman, por Toy Story 4
- “I’m Standing With You”, de Diane Warren, por Superação: O Milagre da Fé
- “Into The Unknown”, de Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez, por Frozen 2
- “Letter to my Godfather”, de Pharrell Williams e Chad Hugo, por The Black Godfather
- “Never Too Late”, de Elton John e Tim Rice, por O Rei Leão
- “Speechless”, de Alan Menken, Benj Pasek e Justin Paul, por Aladdin
- “Spirit”, de Ilya Salmanzadeh, Labrinth e Beyoncé, por O Rei Leão
- “Stand Up”, de Cynthia Erivo e Joshuah Brian Campbell, por Harriet
Mary Steenburgen, vencedora do Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante por Melvin & Howard (1981), quase quatro décadas atrás, pode receber sua segunda estatueta neste ano, pela canção-tema de As Loucuras de Rose – que está também indicada ao Critics Choice Awards. Elton John pode ser duplamente indicado: pela parceria com Bernie Taupin, concorre também ao Globo de Ouro, ao Critics Choice, ao Satellite, à Sociedade de Críticos de Hollywood e ao Hollywood Music in Media Awards; enquanto que ao lado de Tim Rice – com quem ganhou a cobiçada estatueta dourada, vinte e quatro anos atrás, pela animação O Rei Leão (1994) – ele pode ganhar pela nova versão de O Rei Leão. Este filme pode dar também o Oscar para a popstar Beyoncé, que neste ano está indicada ainda ao Globo de Ouro, Critics Choice, Grammy e Satellite. Os autores da canção de Frozen 2 já possuem dois Oscars – por “Let It Go”, do primeiro Frozen (2013), e por “Remember Me”, de Viva: A Vida é uma Festa (2017). Por este novo trabalho estão indicados ao Globo de Ouro, ao Critics Choice, ao prêmio da Associação de Críticos de Hollywood, ao Hollywood Music in Media Awards, ao Satellite e na Sociedade dos Compositores e Letristas dos EUA.
Os documentários Toni Morrison: The Pieces I Am está representado pelo trabalho de Kathryn Bostic, indicado na premiação da Sociedade de Compositores e Letristas dos EUA, enquanto que The Bronx USA pode render o segundo Oscar para Paul Williams, premiado nessa categoria por “Evergreen (Love Theme from A Star is Born)”, de Nasce uma Estrela (1976) – ele conta com seis indicações ao todo até o momento. Após duas indicações, Pharrell Williams pode, finalmente, levar o Oscar pela canção-tema de The Black Godfather – que concorre também ao Hollywood Film Awards e ao Hollywood Music in Media Awards.
Quem também pode acumular mais de uma indicação é Bong Joon Ho, pois é o diretor de Parasita. Assim como Cynthia Erivo, protagonista de Harriet! Pela canção, concorre ainda ao Globo de Ouro, ao Critics Choice, ao Hollywood Music in Media Awards a ao prêmio da Sociedade de Compositores e Letristas dos EUA.
A canção escolhida de Toy Story 4 foi uma opção curiosa, uma vez que outro título da trilha sonora – “The Ballade of the Lonesome Cowboy”, também de Randy Newman – é que tem recebido mais atenção, tendo sido indicada ao Grammy e ao Satellite, por exemplo. A canção de Uma Aventura Lego 2 concorre também na premiação da Associação dos Críticos de Hollywood.
Thom Yorke é o vocalista da banda Radiohead, e concorre também ao Hollywood Music in Media Awards – essa poderá ser sua primeira indicação ao Oscar, apesar de já ter sido premiado no Festival de Veneza pela canção “A Suspirium”, de Suspíria: A Dança do Medo (2018). Diane Warren pode receber sua décima primeira indicação – e, quem sabe, terá sua primeira vitória? Por fim, Alan Menken já possui nada menos do que 8 Oscars (!) – num total de 19 indicações! Ele está ao lado de Benj Pasek e Justin Paul, dupla vencedora do Oscar pelo musical La La Land: Cantando Estações (2016). Páreo complicado, não?
Efeitos Visuais
- 1917
- Alita: Anjo de Combate
- Capitã Marvel
- Cats
- O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio
- O Irlandês
- O Rei Leão
- Projeto Gemini
- Star Wars: A Ascensão Skywalker
- Vingadores: Ultimato
Dos dez pré-indicados, quatro são longas dos Estúdios Disney: dois da Marvel, um Star Wars e um Disney. Temos também um musical cujos efeitos foram bastante criticados quando o primeiro trailer foi divulgado (Cats), e o sexto episódio que registrou a pior bilheteria de toda a saga (O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio). Dois destes longas apostaram no rejuvenescimento dos seus protagonistas – Projeto Gemini e O Irlandês – enquanto que um é um épico de guerra (1917). Por um, talvez o único cujo conceito seja inteiramente baseado no uso dos efeitos visuais (Alita: Anjo de Combate, em que até a protagonista é uma recriação digital).
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