A Academia Brasileira de Cinema declarou oficialmente abertas as inscrições para longas-metragens brasileiros que queiram representar o país na disputa pelo Oscar 2021, na categoria de melhor filme internacional. A instituição é a única responsável por escolher a obra que disputará o prêmio em nome do Brasil. Os postulantes podem apresentar a documentação necessária no site da instituição até o dia 13 de novembro.

Para se qualificar, o projeto precisar ter sido exibido durante pelo menos sete dias em salas de cinema ou plataforma de streaming de renome, tendo estreado ou com previsão de estreia entre 01 de outubro de 2019 e 01 de dezembro de 2020. Filmes cujo lançamento foi suspenso devido à pandemia de coronavírus estão aptos a concorrer, assim como títulos exibidos em festivais online. No entanto, embora não constitua um critério impeditivo, a estreia virtual não basta para que ele se qualifique.

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Por enquanto, Casa de Antiguidades (2020) constitui o filme que se posicionou mais claramente enquanto candidato. O drama estrelado por Antônio Pitanga, sobre o racismo no Brasil, anunciou um pré-lançamento de sete dias ainda este ano justamente para cumprir com as regras da Academia. Esta também é a única ficção brasileira com o selo Cannes 2020.

No entanto, outros filmes possuem força na disputa: Três Verões (2019), estrelado por Regina Casé, foi exibido no prestigioso Festival de Toronto, enquanto a comédia dramática Pacarrete (2019) percorreu festivais no mundo inteiro. Os comoventes Fim de Festa (2019) e Aos Olhos de Ernesto (2019) podem integrar a disputa, enquanto Pacificado (2019), Breve Miragem de Sol (2019) e Um Animal Amarelo (2020) serão candidatos de renome caso programem suas estreias até a data estipulada. Embora tenha efetuado uma estreia discreta em festivais, e não tenha circulado fora do país, o belíssimo Helen (2020) também seria um ótimo representante.

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
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