Ainda estamos na primeira metade de agosto, mas os poloneses já decidiram o projeto que vai representá-los na corrida ao Oscar de melhor filme internacional (antigo “melhor filme estrangeiro”) em 2021: trata-se de Never Gonna Snow Again, comédia dramática dirigida por Malgorzata Szumowska, que terá sua estreia no Festival de Veneza 2020.
A trama apresenta a jornada de Zenia (Alec Utgoff, de Stranger Things), um imigrante ucraniano que encontra emprego como massagista na Polônia. Aos poucos, adquire o status de mentor dentro da comunidade isolada onde vive. O projeto é co-estrelado por Agata Kulesza, uma das atrizes mais famosas do país, que também se destacava em Rede de Ódio (2020), o principal concorrente deste projeto na briga para representar o país no Oscar.
LEIA MAIS
Oscar e Bafta 2021 são adiados para abril
Oscar 2021 :: Otto Guerra, Vincent Carelli e mais quatro brasileiros são convidados pela Academia
Hamilton, musical da Disney+, não poderá concorrer ao Oscar
Szumowska possui um histórico respeitável em festivais de grande porte, tendo recebido prêmios por seus dois projetos anteriores no Festival de Berlim: Body (2015) e O Rosto (2018). Ela se tornou conhecida pelas comédias absurdas e sombrias, refletindo os problemas estruturais da sociedade polonesa contemporânea. Esta será a primeira vez em que a diretora representará seu país na briga pela estatueta.
A Polônia tem sido um forte país na disputa pelo Oscar. O país venceu o prêmio em 2014 com o drama Ida, de Pawel Pawlikowski, e recebeu indicações em onze outras oportunidades, incluindo as menções recentes a Corpus Christi (2019) e Guerra Fria (2018). Devido à pandemia de coronavírus, que fechou salas e atrasou os lançamentos comerciais, o Oscar 2021 será realizado em nova data: 25 de abril, ao invés da tradicional cerimônia em fevereiro.