Oscar 2021 :: Polônia é o primeiro país a definir seu representante na disputa

Publicado por
Bruno Carmelo

Ainda estamos na primeira metade de agosto, mas os poloneses já decidiram o projeto que vai representá-los na corrida ao Oscar de melhor filme internacional (antigo “melhor filme estrangeiro”) em 2021: trata-se de Never Gonna Snow Again, comédia dramática dirigida por Malgorzata Szumowska, que terá sua estreia no Festival de Veneza 2020.

A trama apresenta a jornada de Zenia (Alec Utgoff, de Stranger Things), um imigrante ucraniano que encontra emprego como massagista na Polônia. Aos poucos, adquire o status de mentor dentro da comunidade isolada onde vive. O projeto é co-estrelado por Agata Kulesza, uma das atrizes mais famosas do país, que também se destacava em Rede de Ódio (2020), o principal concorrente deste projeto na briga para representar o país no Oscar.

LEIA MAIS
Oscar e Bafta 2021 são adiados para abril
Oscar 2021 :: Otto Guerra, Vincent Carelli e mais quatro brasileiros são convidados pela Academia
Hamilton, musical da Disney+, não poderá concorrer ao Oscar

 

Never Gonna Snow Again (2020)

 

Szumowska possui um histórico respeitável em festivais de grande porte, tendo recebido prêmios por seus dois projetos anteriores no Festival de Berlim: Body (2015) e O Rosto (2018). Ela se tornou conhecida pelas comédias absurdas e sombrias, refletindo os problemas estruturais da sociedade polonesa contemporânea. Esta será a primeira vez em que a diretora representará seu país na briga pela estatueta.

A Polônia tem sido um forte país na disputa pelo Oscar. O país venceu o prêmio em 2014 com o drama Ida, de Pawel Pawlikowski, e recebeu indicações em onze outras oportunidades, incluindo as menções recentes a Corpus Christi (2019) e Guerra Fria (2018). Devido à pandemia de coronavírus, que fechou salas e atrasou os lançamentos comerciais, o Oscar 2021 será realizado em nova data: 25 de abril, ao invés da tradicional cerimônia em fevereiro.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)