20210426 daniel kaluuya oscar papo de cinema 1 e1619524591744

Esta tem sido uma notícia frequente após cada cerimônia do Oscar: o anúncio de um novo recorde negativo de audiência para a maior premiação da indústria norte-americana. Nos últimos dez anos, a premiação vem registrando atenção cada vez menor do público, apesar das tentativas de tornar a noite mais ágil, divertida, e mesmo de inverter a ordem do anúncio das categorias.

De acordo com a Variety, a entrega de prêmios do último domingo, 25 de abril, registrou pela primeira vez uma audiência inferior a 10 milhões de pessoas: foram 9,85 milhões de espectadores. Isso representa uma queda brutal de 58% em comparação a 2020, quando a cerimônia foi vista por 23,6 milhões de pessoas – o que já representava, por sua vez, um declínio expressivo em relação aos anos anteriores.

LEIA MAIS
Nomadland é o grande vencedor do Oscar 2021! Confira todos os premiados!
Em 2020, China supera os Estados Unidos como maior mercado de cinema
Enquanto Hollywood atravessa crise, China quebra recordes de bilheteria

 

20210426 frances mcdormand oscar papo de cinema 1 e1619524439445
Frances McDormand, vencedora de dois prêmios por Nomadland

 

Vários motivos explicam a baixa popularidade do Oscar: devido à pandemia de Covid-19, a maioria dos concorrentes foi exibido em poucos cinemas, ou apenas em plataformas seletas de streaming, resultando em bilheterias baixas e menor atenção do público amplo. Além disso, a decisão de realizar cerimônias presenciais e sem máscaras, em lugares distintos para diminuir a aglomeração, tampouco surtiu um efeito de curiosidade.

Mesmo assim, vale lembrar que a perda de prestígio dos prêmios data de muito antes da pandemia de coronavírus. Sem blockbusters, nem grandes celebridades ou novos nomes populares (a cerimônia recompensou os veteranos Anthony Hopkins e Frances McDormand, além de atrizes pouco conhecidas nos Estados Unidos, como a sul-coreana Youn Yuh-Jung), o evento pareceu desconectado do gosto popular.

Ironicamente, esta também foi a cerimônia mais diversificada em muito tempo, premiando o belíssimo Nomadland (2020) na categoria principal. De qualquer modo, os produtores da Academia precisarão fazer uma longa reflexão para tentar, finalmente, reconectar o Oscar com as plateias. Afinal, o prêmio depende diretamente de sua audiência para validar o status dos filmes e da própria indústria.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *