Categorias: NotíciasPremiações

Oscar 2022 :: Academia anuncia data do evento e manutenção de regras de elegibilidade

Publicado por
Marcelo Müller

O Oscar 2021 foi realmente um evento atípico, aliás, como quase tudo, por conta da pandemia da Covid-19. Mas, além da cerimônia que não pode contar com casa lotada (sem aglomeração, pessoal), outras adaptações feitas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas disseram respeito a: considerar filmes lançados diretamente em streaming e/ou VoD, não tornando obrigatória a estreia em salas de cinema; e o período maior de elegibilidade (puderam concorrer filmes lançados entre 01 de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021). Mas, a grande pergunta que ficou depois da festa foi: algumas dessas mudanças seriam mantidas à próxima edição? Na noite desta quarta-feira, 26, uma reunião entre os delegados da entidade definiu a data do Oscar 2022 e questões essenciais.

LEIA MAIS
Crise na entidade que concede o Globo de Ouro. Tom Cruise devolve suas estatuetas
Steven Soderbergh comenta decisão polêmica no Oscar
Oscar 2021 :: Diversidade e talento de mãos dadas

Para começo de conversa, a festa esta marcada para 27 de março de 2022, de volta ao Dolby Theatre em Hollywood. Poderão ser elegíveis os filmes lançados entre 1º de março e 31 de dezembro de 2021, ou seja, o período mais curto para compensar o mais longo da última peleja. No entanto, seguirão sendo aceitos os candidatos lançados diretamente em streaming, os que estrearem nos cinemas das seis áreas previamente qualificadas (Condado de Los Angeles; cidade de Nova York [Five Boroughs]; Bay Area [condados de San Francisco, Marin, Alameda, San Mateo e Contra Costa]; Chicago [Condado de Cook, Illinois]; Miami [Condado de Miami-Dade, Flórida]; e Atlanta [Condado de Fulton, Geórgia]) ou que forem exibidos em drive-in nessas mesmas regiões. O anúncio dos indicados acontecerá no dia 08 de fevereiro de 2022.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.