20190218 maquiagem cabelos oscar 2019 papo de cinema

Está aí uma das categorias técnicas às vezes mal compreendidas. Nem sempre os melhores trabalhos de maquiagem e cabelos são aqueles chamativos, os que permitem a atores e atrizes transformações radicais. Em vários exemplos, a excelência está justamente nos detalhes, na sutileza com que maquiadores e estilistas de cabelo cumprem a sua função. Mas, estamos falando de Hollywood e nem sempre esses toques mais “sutis” são os reconhecidos. Vide em 2022, quando a estatueta de Maquiagem e Cabelos foi para Os Olhos de Tammy Faye (2022), no qual “gritava” a transformação (ruim) de seus atores principais. Bom, critérios pessoais à parte, a disputa pelo prêmio neste ano está acirrada, embora haja um favorito. E quem nos fornece essa ideia é o reconhecimento do sindicato próprio, o Hollywood Make-up Artists and Hair Stylists Guild Awards, que revelou seus vencedores no último dia 11. Podemos garantir que a cinebiografia que conta com o Rei do Rock já ganhou? Claro que não, afinal de contas sempre há um (ou mais) azarão no caminho dos possíveis campeões. Confira as nossas apostas para Maquiagem e Cabelos.

INDICADOS

 

20220719 elvis 800FAVORITO
Elvis, de Mark Coulier, Jason Baird, Aldo Signoretti
O filme de Baz Luhrmann desponta como o favorito da categoria justamente porque venceu dois dos cinco prêmios do Hollywood Make-up Artists and Hair Stylists Guild Awards: Melhor Maquiagem em Filme de Época ou Fantasia e Melhor Penteado em Filme de Época ou Fantasia. Com isso deixou para trás até mesmo filmes também agraciados pelo sindicato, como Pantera Negra: Wakanda Para Sempre e A Baleia. Do trio indicado por Elvis, apenas Mark Coulier já venceu o Oscar (e duas, vezes, por A Dama de Ferro, 2011, e O Grande Hotel Budapeste, 2014). Será que desta vez ele leva a sua terceira estatueta para casa e Jason Baird (primeira indicação) Aldo Signoretti (quarta indicação) ganham a sua primeira? Vale destacar que Elvis também está indicado ao Bafta e venceu o Critics Choice Awards na categoria, o que dá aquela forcinha para o filme rumo à provável vitória.

20221228 a baleia papo de cinema 800AZARÃO
A Baleia, de Adrien Morot, Judy Chin, Anne Marie Bradley
Sabe aquele negócio que falamos na introdução deste texto da maquiagem e do penteado chamativos? Pois é isso o que acontece em A Baleia. Aliás, boa parte do barulho que o filme fez foi justamente pelo fato de encontramos em cena um Brendan Fraser completamente diferente do galã malhado que fez dele um dos queridinhos de Hollywood dos anos 1990 – antes da queda numa espécie de limbo formado por trabalhos menos memoráveis. O trabalho de maquiagem e cabelos é realmente impressionante, pois transforma o ator (que engordou um pouco para o papel, não tudo o que vemos em cena) num homem com obesidade mórbida. E quem assistiu ao filme sabe que essa presença, fisicamente falando, é fundamental para o resultado. Adrien Morot está em sua segunda indicação, enquanto Judy Chin e Anne Marie Bradley estão em suas primeiras. Mas, não se surpreenda se o trio levar para casa esse Oscar inédito aos três.

20221021 nada de novo no front papo de cinema 800SURPRESA
Nada de Novo no Front, de Heike Merker, Linda Eisenhamerová
Podemos dizer que Nada de Novo no Front é a grande surpresa da jogada pelo simples fato de estarmos diante de um trabalho “internacional”, ou seja, não norte-americano. O longa-metragem alemão foi o principal destaque fora de Hollywood neste Oscar e está nessa corrida com méritos. Pode-se fazer uma série de objeções ao resultado geral, mas especialmente a maquiagem desse drama de guerra é impressionante. Indicado ao Bafta e sequer concorrente ao Hollywood Make-up Artists and Hair Stylists Guild Awards, mas por questões sindicais – claro, podem disputar o prêmio da entidade apenas os técnicos membros do sindicato -, será uma enorme zebra se ele levar para casa o Oscar. Afinal de contas, colegas votam em colegas. Heike Merker e Linda Eisenhamerová ganham aqui sua primeira indicação e a lembrança já está boa demais para a dupla.

20220513 tudo em todo lugar ao mesmo tempo papo de cinema 800ESQUECIDO
Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo, Michelle Chung, Anissa Salazar
Mais uma indicação ao recordista absoluto Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo? Sim, e merecia muito. Indicado ao Critics Choice Awards e vencedor do Hollywood Make-up Artists and Hair Stylists Guild Awards na categoria Melhor Maquiagem em Filme Contemporâneo, o queridinho da temporada de premiações poderia figurar tranquilamente nesta lista de cinco indicados (vocês decidem no lugar de quem). Michelle Chung e Anissa Salazar, creditadas respectivamente como líderes dos departamentos de maquiagem e cabelos, nunca foram indicadas ao Oscar. Elas foram nominadas aos prêmios desta categoria com Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo nas associações dos críticos de Chicago, Carolina do Norte e no CineEuphoria Awards. Aparentemente foi pouco para figurarem na festa mais importante de Hollywood. Uma pena.
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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

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