Esta é uma das categorias que costuma agitar e emaranhar os bolões do Oscar. Diferentemente das chamadas disputas principais (Filme, Ator, Atriz, Direção, etc.), a de Curta de Animação tem bem menos glamour e visibilidade. Primeiro porque o formato curta-metragem é mercadologicamente menos expressivo, o que confere às suas produções menor alcance e prestígio. Segundo porque estamos falando ainda por cima de animações, outra área ainda infelizmente menos valorizada do que deveria na indústria cinematográfica. De todo modo, é bom estar bem atento a essa disputa que, pelo jeito, continua acirradíssima mesmo faltando algo em torno de 20 dias para a cerimônia do Oscar 2024. Provavelmente teremos o vitorioso por uma margem muito pequena, o que reforça a qualidade dos candidatos a levar para casa a estatueta mais cobiçada de Hollywood. Confira abaixo as nossas apostas à categoria Melhor Curta de Animação do Oscar 2024.
Indicados
Letter to a Pig
Este curta-metragem toca no sempre sensível tema do Holocausto judeu na Segunda Guerra Mundial. Nele, o sobrevivente de um campo de concentração lê a certa escrita ao porco que salvou a sua vida. Ao tomar contato com esse relato num memorial, uma jovem mergulha num sonho que coloca em xeque questões como identidade e natureza humana. Como se pode imaginar, Tal Kantor e Amit R. Gicelter aproveitam o potencial da animação para dar asas ao lirismo a fim de refletir sobre uma das grandes tragédias da humanidade no século 20. Indicado a Melhor Curta-metragem no Festival de Annecy 2022 (o mais importante do mundo no quesito animação), ele foi premiado nos festivais de Jerusalém, Ottawa e Chicago, além de ter sido indicado ao César Awards 2023. Curiosamente, sua carreira em festivais começou em 2022, mas apenas agora ele chega ao Oscar e com pinta de campeão.
War is Over! Inspired by the music of John and Yoko
Dirigido por Dave Mullins, este filme de 11 minutos de duração é inspirado em “Happy Xmas (War Is Over)”, canção de John Lennon e Yoko Ono. Sua trama acontece numa realidade alternativa durante a Primeira Guerra Mundial, com um pombo trocando mensagens entre os lados inimigos da batalha – sem saber quem é o adversário, os soldados jogam xadrez com os oponentes. Na medida em que a guerra e a batalha no tabuleiro avançam, a mensagem fica clara: a guerra nunca é benéfica. Algo importante de ser dito na realidade convulsionada atual com conflitos na Europa e no Oriente Médio. Indicado anteriormente ao Oscar, o compositor Thomas Newman criou a trilha sonora desse filme indicado ao Annie Awards 2023 (considerado o “Oscar” da animação). Esse libelo pacifista pode chegar com força na reta final.
Pachyderme
Animação francesa que também circulou pelos festivais de cinema a partir de 2022, Pachyderme é um daqueles filme fofinhos, mas que dificilmente têm chances de vitória – até porque não possui uma temática tão urgente quanto a dos favoritos. A trama é feita de pequenas animações sobre as férias que uma menina na casa dos avós. No seu quarto que se torna assustador a depender do grau de imaginação, ela tenta matar “monstros” em vez de contar carneirinhos. Várias passagens se seguem a essa, sempre com ênfase no modo como a menina utiliza a imaginação para lidar com a realidade. O filme estreou em 2022 no Festival National du Film d’animation de Rennes e foi exibido em Annecy. Mas, o colocamos aqui como surpresa, pois foi bem menos badalado do que alguns concorrentes descartados ao longo do caminho.
Humo
Assim como no artigo referente a esta categoria no Oscar 2023, vamos reclamar aqui da ausência de um filme latino-americano entre os cinco finalistas. Poxa, Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles, custa olhar com mais carinho às produções latinas? O mexicano Humo, de Rita Basulto, chegou à shortlist com os 15 pré-selecionados, mas acabou perdendo fôlego e ficando fora da disputa. Adaptação em stop motion de uma história escrita por Antón Fortes, Humo tem como protagonista o jovem Daniel, cujo olhar filtra os horrores da guerra, assim criando um contraste forte entre a inocência e arealidade. Indicado a Melhor Curta Animado do Annie Awards 2023, foi exibido nos festivais de Annecy, Morelia, Guadajara e Raindance. Em agosto de 2023 ganhou o prêmio de Melhor Curta-Metragem no Hollyshorts Film Festival. Por tudo isso, poderia, tranquilamente, estar aqui na disputa.
:: CONFIRA AQUI TUDO SOBRE O OSCAR 2024 ::