Categorias: NotíciasPremiações

Oscar 2024 :: Apostas para Melhor Figurino

Publicado por
Marcelo Müller

Para fazer a análise sobre as chances dos concorrentes ao Oscar, muitas vezes tomamos por base os resultados dos prêmios anuais dos sindicatos de cada área da cadeia produtiva do cinema norte-americano. Isso porque muitos sindicalizados são votantes no prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles e também porque a decisão de um colegiado especializado tem uma força em si. No entanto, para compreender o cenário na disputa do Oscar de Melhor Figurino, as coisas não são assim tão simples. Isso porque o Costume Designers Guild Awards, prêmio anual do sindicato dos figurinistas, é dividido em partes, destacando de modo compartimentado os trabalhos contemporâneos, de época e fantasia. Assim, temos três grande vencedores para levar em consideração, o que torna a disputa ainda mais acirrada. Vamos às nossas apostas para a categoria Melhor Figurino no Oscar 2024. Qual destes é o seu favorito?

Indicados

 

FAVORITO
Pobres Criaturas, de Holly Waddington
Vencedor do Costume Designers Guild Awards 2024 de Melhor Figurino de Época, Pobres Criaturas é um dos grandes favoritos da vez, aquele que divide os holofotes com a superprodução que neste artigo elencamos como o azarão (mas que, na verdade, é quase tão favorito quanto o longa-metragem de Yorgos Lanthimos). Trata-se da primeira indicação ao Oscar da figurinista Holly Waddington, ou seja, poderemos ter uma novata subindo ao palco para fazer seu discurso de agradecimento. Nesta temporada, ela já venceu o BAFTA, foi indicada ao Critics Choice Awards e ainda levou para casa as estatuetas de diversas associações de críticos dos Estados Unidos, tais como as de Chicago, Las Vegas, Santa Barbara, Havaí e Minnesota. Premiar o belíssimo trabalho de Holly Waddington seria fazer justiça na noite do dia 10.

AZARÃO
Barbie, de Jacqueline Durran
Ao contrário de sua rival, Jacqueline Durran é uma veteraníssima do Oscar. Esta é nada menos do que a nona indicação dela ao prêmio máximo de Hollywood – venceu em duas ocasiões, por Anna Karenina (2012) e Adoráveis Mulheres (2019). Sem contar que ganhou o Costume Designers Guild Awards 2024 de Melhor Figurino de Fantasia. Então, seria um disparate da nossa parte não apontá-la como uma das grandes favoritas a uma nova consagração no Oscar. Há quem sustente que ela é a principal competidora. No entanto, vamos imaginar que no fim das contas, na hora de desempatar e decidir os votos, o colegiado da Academia vai preferir celebrar o belíssimo trabalho de uma novata na premiação, assim preterindo alguém já tão reconhecida pela indústria. Podemos estar enganados? Claro, então, fique de olho.

SURPRESA
Oppenheimer, de Ellen Mirojnick
Ellen Mirojnick é outra novata no Oscar. Realmente, seu trabalho de composição dos figurinos de Oppenheimer é digno de figurar aqui entre os cinco concorrentes ao Oscar, mas não deixa de ser uma surpresa em vista do suposto favoritismo de colegas que acabaram ficando de fora. Ellen foi indicada ao Costume Designers Guild Awards 2024 de Melhor Figurino de Época, ao BAFTA (perdeu ambos para Holly Waddington, de Pobres Criaturas), foi também lembrada no Satellite Awards, mas não teve êxitos consideráveis para figurar entre as favoritas ao Oscar. Seria uma surpresa ainda maior se o nome de Ellen constar no envelope durante a maior festa de Hollywood.

 

ESNOBADO
Saltburn, de Sophie Canale
Vencedor do Costume Designers Guild Awards 2024 de Melhor Figurino Contemporâneo, Saltburn talvez seja realmente o grande esnobado da vez. Responsável pelo belíssimo trabalho neste filme lançado diretamente em streaming, Sophie Canale nunca foi indicada ao Oscar, tendo maior reconhecimento na área televisiva, pois foi indicada ao Emmy por Bridgerton (2020-). A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles perdeu uma ótima oportunidade de dar relevo à carreira dessa profissional britânica que tem tudo para ser um nome constante em grandes premiações nos próximos anos. Será que o colegiado da entidade esbarrou na velha questão de que os figurinos de época e/ou de fantasia acabam tendo uma ligeira vantagem sobre os contemporâneos por conta da suntuosidade que lhes é peculiar?
:: CONFIRA AQUI TUDO SOBRE O OSCAR 2024 ::

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)