Ainda Estou Aqui (2024) entrou firme na disputa pelo Oscar 2025. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deixou a manhã desta quinta-feira, 23, mais bonita e empolgante para o povo brasileiro. Isso porque o nosso representante foi indicado aos Oscars de Melhor Filme e Filme Internacional, enquanto Fernanda Torres confirmou os prognósticos e garantiu uma vaga entre as cinco concorrentes a Melhor Atriz. Trata-se de um feito histórico da produção dirigida por Walter Salles: é o primeiro filme brasileiro falado em português que consegue uma indicação à categoria principal do Oscar – é o segundo brasileiro indicado, mas isso a gente explica mais abaixo.
Indicada ao Oscar 2025 de Melhor Atriz, Fernanda Torres repete o feito de sua mãe, Fernanda Montenegro, indicada ao Oscar por Central do Brasil (1998). Vencedora do Globo de Ouro na mesma categoria, ela não chega como azarão na disputa, mas como uma de suas favoritas. Será que dessa vez a gente poderá sorrir no fim da festa com uma brasileira devidamente reconhecida?
LEIA MAIS
– Podcast #175 :: Fernanda Torres
– Ainda Estou Aqui – CRÍTICA
– 5+1 :: Fernanda Torres
Ainda Estou Aqui se passa no Rio de Janeiro do início dos anos 1970. Lá vivem os Paiva: um pai, Rubens, uma mãe, Eunice, e seus cinco filhos. Eles moram numa casa alugada em frente à praia, de portas abertas para os amigos. O amor pela música e pelas conversas, o humor e o afeto que compartilham entre si são suas próprias formas sutis de resistência à opressão que paira sobre o país. Certo dia, sofrem um ato violento e arbitrário que irá mudar para sempre sua história.
Com a indicação ao Oscar de Melhor Filme, Ainda Estou Aqui se tornou a segunda produção brasileira a alcançar tal reconhecimento de Hollywood, mas a primeira falada totalmente em português. Isso porque nosso primeiro concorrente ao Oscar de Melhor Filme havia sido O Beijo da Mulher Aranha (1985), de Hector Babenco, no Oscar 1996. Coprodução com os EUA, ela é falada principalmente em inglês.
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
Ainda Estou Aqui já atraiu mais de 3 milhões de espectadores aos cinemas brasileiros. Agora, com a indicação ao Oscar, é provável que esses números aumentem, ou seja, ultrapassar a barreira dos 4 milhões de espectadores passa a ser muito provável. E você, nos conte no espaço destinado aos comentários o que achou das indicações brasileiras ao Oscar 2025. Estamos curiosos para saber a sua opinião.
Gostou do conteúdo sobre o Ainda Estou Aqui? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!