20240129 oscar 2024 papo de cinema

O Oscar 2025 continua sendo diretamente afetado pelos catastróficos incêndios em Los Angeles, nos Estados Unidos. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, entidade responsável pela organização da premiação, anunciou nesta segunda-feira, 13, que adiou pela segunda vez a data do anúncio dos indicados ao Oscar 2025. Inicialmente, a revelação dos nominados aconteceria no dia 17, aí foi adiada para o dia 19. Agora, a Academia se viu obrigada a postergar pela segunda vez a divulgação. Em princípio, o anúncio dos indicados ao Oscar 2025 acontecerá no dia 23.

Os incêndios em Los Angeles estão obrigando vários organizadores de premiações a remodelar seus cronogramas. O Critics Choice Awards 2025 tinha cerimônia inicialmente marcada para o último domingo, 12, mas precisou ser remarcado para o dia 26. Como a situação de Los Angeles ainda é bastante crítica, com milhares de pessoas removidas de suas casas, um lastro enorme de destruição e a má qualidade do ar intoxicado por toneladas de fumaça, não será surpreendente se essas datas também forem alteradas.

Incêndios em Los Angeles afetam o Oscar 2025 Foto/Divulgação
Incêndios em Los Angeles. Foto/Divulgação

LEIA MAIS
– Incêndios em Los Angeles :: Como o desastre afeta a temporada 2025 de premiações nos EUA?
Globo de Ouro :: Quais as diferenças em relação ao Oscar?
Fernanda Torres :: Ausência da atriz no SAG Awards pode comprometer sua campanha rumo ao Oscar 2025?

O OSCAR 2025 PODE SER ADIADO?

Obrigado a se adequar à realidade aterradora de Los Angeles, o Oscar 2025 não apenas adiou a divulgação de seus indicados, mas também estendeu o prazo para os votantes. Os membros da Academia com direito a escolher os indicados poderão enviar as suas escolhas até a próxima sexta-feira, 17. Já o tradicional almoço com os felizardos, previsto inicialmente para 10 de fevereiro, foi cancelado pela entidade.

Certamente, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está fazendo de tudo para evitar o adiamento da cerimônia, que continua marcada para o dia 02 de março. Afinal de contas, não se remarca da noite para o dia um evento com essa magnitude, que envolve contratos televisivos e de patrocínio milionários, além de uma logística insana para garantir a presença da nata de Hollywood na noite de premiação. Todavia, é preciso cautela para saber se haverá clima à realização do Oscar nos primeiros dias de março, tendo em vista que a situação em Los Angeles ainda está muito complicada.

Oscar 2025

OSCAR 2025: O QUE MUDA NA CORRIDA PELAS ESTATUETAS?

De certa forma, os adiamentos no Oscar 2025 dão mais tempo aos integrantes das shortlists (ou seja, aqueles que ainda estão nos páreos) fazerem as suas respectivas campanhas. No entanto, como esse corpo-a-corpo acaba acontecendo muito em Los Angeles, cidade atualmente em estado de calamidade pública, fica difícil mensurar o quanto esse tempo a mais significa uma vantagem aos concorrentes.

Por exemplo, Fernanda Torres conseguirá participar do programa comandado por Jimmy Kimmel, uma das maiores audiências dos Estados Unidos, nesta quinta-feira, 16 – a ida dela à atração estava inicialmente marcada para o dia 09, mas também foi remarcada. Aparecer em rede nacional para uma audiência massiva um dia antes do prazo final para a entrega dos votos poder beneficiá-la? Tomara!

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Gostou do conteúdo sobre o Oscar 2025? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *