20231208 levante papo de cinema 800

Oscar 2025: qual será o representante do Brasil na maior festa de Hollywood? A pergunta está muito próxima de ser respondida. Nesta segunda-feira, 16, a Academia Brasileira de Cinema anunciou os seis filmes ainda no páreo para concorrer a uma vaga à disputa da categoria Melhor Filme Internacional do Oscar 2025. Vale lembrar que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas aceita apena uma indicação por país. Então, qual dos seis ainda vivos na corrida seria a sua escolha para nos representar?

Na próxima segunda-feira, 23, entidade divulgará esse filme eleito. O grande favorito segue sendo Ainda Estou Aqui (2024), novo longa-metragem dirigido por Walter Salles, que teve recentemente sua première mundial no Festival de Veneza. Segundo algumas bolsas de apostas internacionais, ele pode até render uma indicação à estatueta de Melhor Atriz para Fernanda Torres.

Oscar 2025: Ainda Estou Aqui
Oscar 2025: Ainda Estou Aqui

LEIA MAIS
Oscar 2025 :: Confira os 12 filmes que podem representar o Brasil na maior festa de Hollywood
Apresentados os nomes que irão escolher o representante do Brasil no Oscar 2025
Mafalda :: Vencedor do Oscar produzirá série animada sobre o ícone argentino

OSCAR 2025: OS FILMES AINDA NO PÁREO

Ainda Estou Aqui (Produção: VideoFilmes, RT Features e MACT Films)
No Rio de Janeiro do início dos anos 1970 vivem os Paiva: um pai, Rubens, uma mãe, Eunice, e seus cinco filhos. O amor pela música e pelas conversas, o humor e o afeto que compartilham entre si são suas próprias formas sutis de resistência à opressão que paira sobre o país.
Confira aqui a ficha do pré-candidato ao Oscar 2025

Cidade; Campo (Produção: Dezenove Som Imagens)
Duas histórias que têm como foco a migração entre cidade e campo. Numa delas, a trabalhadora rural Joana se muda para São Paulo depois do rompimento de uma barragem. Na outra, Flávia se muda com a sua companheira para a fazenda herdada de seu pai.
Confira aqui a crítica do pré-candidato ao Oscar 2025

Levante (Produção: Arissas, Manjericão Filmes, In Vivo Films e Cimarrón Cin)
Sofia descobre uma gravidez indesejada às vésperas de um campeonato de vôlei determinante para o seu futuro como atleta. Durante o processo de tentar interromper clandestinamente a gestação, ela acaba virando alvo de um grupo fundamentalista.
Confira aqui a crítica do pré-candidato ao Oscar 2025

 

Motel Destino (Produção: Gullane Entretenimento e Cinema Inflamável Produções Cinematográficas)
Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.
Confira aqui a crítica do pré-candidato ao Oscar 2025

Saudade Fez Morada Aqui Dentro (Produção: Plano 3 Filmes)
Bruno é um adolescente de 15 anos. Com um mundo inteiro a ser descoberto, ao mesmo tempo precisa enfrentar uma triste realidade: está perdendo a visão.
Confira aqui a crítica do pré-candidato ao Oscar 2025

Sem Coração 
(Produção: Cinemascópio filmes)
No verão de 1996, numa vila pesqueira de Maceió, Tamara está aproveitando as últimas semanas antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ouve falar de uma adolescente que recebeu o apelido de “Sem Coração” por causa de uma cicatriz que tem no peito.
Confira aqui a crítica do pré-candidato ao Oscar 2025

Oscar 2025: Sem Coração
Oscar 2025: Sem Coração

E aí? Gostou do conteúdo sobre o Oscar 2025? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais!

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | Letterboxd | Threads

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *