Com o anúncio dos indicados ao Oscar 2025, a maior festa de Hollywood, já tem sua lista de convidados. No entanto, nem todos os grandes filmes da temporada conseguiram espaço na cobiçada cerimônia. Apesar de elogiados pela crítica e laureados em outros eventos, alguns títulos e artistas foram ignorados pela Academia.
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
Entre polêmicas e surpresas, os “esnobados” deste ano levantam os tradicionais questionamentos sobre os critérios de escolha e reforçam a imprevisibilidade da corrida pelo maior prêmio do cinema. A ausência de títulos badalados e performances marcantes promete ser um dos assuntos mais comentados até a noite da cerimônia. Quem são eles? Siga o fio!
OSCAR 2025: ESQUECIDOS
A mais nova aposta de um dos autores mais respeitados a nível global ficou completamente de fora do Oscar 2025. O Quarto ao Lado, de Pedro Almodóvar, estreou mundialmente fazendo barulho considerável para se credenciar na corrida rumo ao troféu. Porém, nem mesmo o Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza 2024 e as elogiadas interpretações de Tilda Swinton e Julianne Moore fizeram o filme ser indicado. A surpresa ficou ainda maior considerando que a obra esteve em prêmios como Globo de Ouro e Satellite Awards.
LEIA MAIS
– Festival de Berlim 2025 :: Tilda Swinton receberá o Urso de Ouro Honorário
Outro que não estará na festa é Rivais, projeto de Luca Guadagnino que chegou em abril de 2024 aos cinemas e ganhou boa base de fãs. Mike Faist, Josh O’Connor e, principalmente, Zendaya, não conseguiram manter a chama acessa até o início de 2025. A obra, vale lembrar, chegou a aparecer em troféus como Critics Choice Awards, Globo de Ouro, Gotham Awards e, até, o Grammy, aumentando ainda mais a frustração dos envolvidos.
E Guadagnino parece mesmo ter sido o desprezado da vez. Fora do Oscar desde 2018, quando chegou com Me Chame pelo Seu Nome (2017), ele teve, em 2024, não somente com Rivais a chance de voltar à festa, mas também com Queer, outra aposta elogiada pela crítica. Destaque do Festival de Veneza 2024, o projeto – premiado/indicado ao National Board of Review, Critics Choice Awards, Satellite Awards, SAG Awards e Globo de Ouro – chegou a ser dado como certo no Oscar 2025 por alguns especialistas, principalmente na categoria de Melhor Ator para Daniel Craig, mas não foi dessa vez que o astro britânico chegou ao prêmio máximo da Academia.
Quando chegou aos cinemas em março de 2024, Guerra Civil angariou boas críticas e uma legião de fãs, muitos, aliás, admiradores de trabalhos anteriores de Alex Garland. O filme, estrelado por Kirsten Dunst, Cailee Spaeny e Wagner Moura, foi aventado para as categorias de roteiro e, inclusive, Ator Coadjuvante para Jesse Plemons, que surge em poucos minutos de tela, mas suficientes para chamar atenção. Apesar do burburinho inicial, o filme ficou pelo caminho ainda muito cedo.
Ao vencer como Melhor Atriz por Babygirl no Festival de Veneza 2024, vencendo, inclusive, Fernanda Torres na disputa, Nicole Kidman se tornou favorita à categoria de Melhor Atriz. Ela, inclusive, foi indicada ao Globo de Ouro, Satellite Awards, National Board of Review e Gotham Awards, aumentando seu favoritismo e, em algum grau, sendo cotada para sair vencedora do Oscar 2025, acumulando duas estatuetas na prateleira de casa. Entretanto, sequer foi indicada.
Outra dada como certa na disputa era Angelina Jolie, por Maria Callas. No papel da famosa soprano greco-estadunidense, a atriz foi indicada ao Critics Choice Awards, Globo de Ouro, Satellite Awards e Gotham Awards. No entanto, a intérprete, que já possui um Oscar no armário, não participará da festa em 2025.
PAMELA ANDERSON
Aqui estava o roteiro perfeito que Hollywood ama condecorar: o profissional que por anos foi descreditado pela indústria, tinha pouco (ou quase nada) de prestígio e enfrentou alguns problemas pessoais, mas acabou por ser indicado ou premiado com o Oscar por sua resiliência. É o caso de Mickey Rourke, Ke Huy Quan e Brendan Fraser, por exemplo.
LEIA MAIS
– Inteligência artificial :: O Brutalista e Emilia Pérez geram polêmica com uso da tecnologia
Mas parece que, nas categorias de Atriz, esta vaga já foi preenchida por Demi Moore em 2025, não sobrando espaço para Pamela Anderson. Com The Last Showgirl, a eterna estrela de S.O.S. Malibu (1992-1997) fez a performance mais elogiada de sua carreira, espantando o rótulo de apenas sex symbol de determinada década. Pamela, inclusive, chegou ao Globo de Ouro, mas não estará no Oscar.
Emilia Pérez estará em nada menos que 13 categorias do Oscar 2025. E a grande força por trás do filme é sua equipe de atrizes que, aliás, saiu premiada em conjunto no Festival de Cannes 2024. Das quatro condecoradas no evento francês, Zoe Saldana, Karla Sofía Gascón, Selena Gomez e Adriana Paz, duas foram indicadas: Zoe e Karla Sofía. Adriana Paz nunca foi uma das favoritas, mas esperava-se que Selena, enfim, garantisse sua primeira indicação ao Oscar, após passar pelo Globo de Ouro. Porém, ficou de fora.
DANIELLE DEADWYLER
Outra favorita era Danielle Deadwyler por Piano de Família, filme que a indicou ao Critics Choice Awards, Satellite Awards, Independent Spirit Awards e SAG Awards. No entanto, seu favoritismo não se confirmou. Esta é a segunda vez que a atriz começa a temporada de premiações como favorita e acaba por ser esnobada. Em 2023, a atriz também foi esquecida por Till: A Busca por Justiça.
Um das novas queridinhas de Hollywood também não foi indicada. Esperava-se que, ao lado de Demi Moore, Margaret Qualley também chegasse ao Oscar 2025 por A Substância, na categoria de Atriz Coadjuvante. Ela, inclusive, figurou no Critics Choice Awards e Globo de Ouro, mas perdeu força no caminho.
EDWARD BERGER
Conclave é um dos destaques da temporada, sendo sucesso de crítica. No entanto, seu comandante, Edward Berger, não foi indicado a Melhor Direção. O diretor de Nada de Novo no Front (2022) viu seu projeto ser nomeado a nada menos que oito categorias no Oscar 2025, mas ele, de fato, não vingou nessa disputa.
Gostou do conteúdo sobre os esnobados do Oscar 2025? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky
E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- Oscar 2025 :: Canções indicadas não serão apresentadas na festa. “Homenagem” está sendo estudada - 24 de janeiro de 2025
- Oscar 2025 :: Confira os grandes esnobados dessa temporada! - 24 de janeiro de 2025
- Uma Noite no Museu 3 :: Confira curiosidades do filme de hoje (24) na Sessão da Tarde - 24 de janeiro de 2025
Eu acho que Eu Vi o Brilho da TV tinha muito mais chances que Guerra Civil, principalmente nas categorias de Melhor Canção Original, Coadjuvante e Roteiro. A A24 deveria ter apostado nele.