20250124 surpresas oscar 2025 papo de cinema 1

O Oscar 2025 é o assunto do momento no mundo do cinema. E não poderia ser diferente, principalmente para nós brasileiros, afinal de contas Fernanda Torres foi indicada na categoria Melhor Atriz, enquanto Ainda Estou Aqui (2024) garantiu a indicação a Melhor Filme Internacional e, o mais surpreendente, também figura entre os 10 nominados a Melhor Filme. Fizemos uma matéria bem legal (modéstia à parte) sobre os grandes injustiçados da 97ª edição da maior festa de Hollywood. Agora é a vez de trilhar o caminho inverso e pensar: e quais foram as maiores surpresas?

Para começar, a liderança de Emilia Pérez (2024) com 13 indicações foi absolutamente surpreendente. Trata-se de um filme envolto em polêmicas, falado em espanhol e que, mesmo assim, deixou seus concorrentes comendo poeira no quesito quantitativo.

Oscar 2025

LEIA MAIS
Oscar 2025 :: Saiba quais os indicados a Melhor Filme estão mais bem avaliados por público e crítica
Oscar 2025 :: Canções indicadas não serão apresentadas na festa. “Homenagem” está sendo estudada
Oscar 2025 :: Confira os grandes esnobados dessa temporada!

OSCAR 2025 :: AINDA ESTOU AQUI

Surpresas nem sempre são positivas, mas no caso de Ainda Estou Aqui no Oscar 2025 ela foi mais do que satisfatória. Existia uma grande expectativa relativa à sua indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional. E felizmente os prognósticos foram confirmados. Mas, apenas o mais positivo e entusiasmado dos torcedores brazucas apostaria as suas fichas numa indicação maiúscula a Melhor Filme. Por mais que Hollywood esteja se abrindo a produções não faladas em inglês nos últimos anos, foi uma surpresa e tanto essa indicação.

Pena que Ainda Estou Aqui acabou ficando de fora da disputa pela estatueta de Melhor Roteiro Adaptado. Mas, definitivamente, não podemos reclamar do que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tinha guardado para a gente.

OSCAR 2025 :: AS ATUAÇÕES

A indicação à estatueta de Melhor Ator de Sebastian Stan por O Aprendiz também foi surpreendente. Até mesmo porque ele vinha sendo mais reconhecido na temporada de premiações por Um Homem Diferente, por um papel que havia recentemente lhe garantido o Globo de Ouro de Melhor Ator de Comédia ou Musical. Já a lembrança de Jeremy Strong, também por O Aprendiz, foi recebida com semelhante surpresa. Será que a vontade de irritar o atual presidente Donald Trump (em cuja vida o filme se inspira) foi determinante aos votantes?

Mas, de todas as indicações de atuação, nenhuma foi tão surpreendente como a de Monica Barbaro por Um Completo Desconhecido. Comendo pelas beiradas, a atriz que havia aparecido em Top Gun: Maverick (2022), como quem não quer nada, garantiu seu nome entre as concorrentes a Melhor Atriz Coadjuvante, desbancando nomes mais cotados, como Margaret Qualley, por A Substância. A inusitada (mas justíssima) nominação de Yura Borisov por Anora foi de certa forma surpreendente, mas alguns especialistas já vinham cantando esse bola. 

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

OSCAR 2025 :: A DIREÇÃO

Única mulher indicada ao Oscar de Melhor Direção, Coralie Fargeat tem colhido muitos louros por A Substância. De todo modo, como estamos falando de um filme de terror, gênero poucas vezes tratado com a devida atenção e o devido valor pela Academia, não deixa de ser surpreendente a sua indicação, inclusive porque ela não figura na lista de lembrados pelo prêmio máximo do sindicato de sua área, o DGA Awards. Aliás, mesmo com a indicação ao DGA Awards, pouca gente estava botando fé na força de James Mangold, por Um Completo Desconhecido. No entanto, ele chega firme e forte à disputa. Como favorito? Aí seria forçar um pouco a barra.

Indicada ao Oscar 2025, Coralie Fargeat dirigindo "A Substância"
Indicada ao Oscar 2025, Coralie Fargeat dirigindo “A Substância”

OSCAR 2025 :: MELHOR FILME INTERNACIONAL

A indicação de A Garota da Agulha, representante da Dinamarca, na categoria Melhor Filme Internacional foi outra coisa inusitada. A julgar por premiações prévias, Kneecap: Música e Liberdade (Irlanda), Vermiglio (Itália) e Dahomey (Senegal), presentes na shortlist dos pré-finalistas, pareciam ter mais chance, mas acabaram ficando no quase. 

Oscar 2025

Gostou do conteúdo sobre o Oscar 2025? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *