20250207 oscar papo de cinema 2

O Oscar 2025 é o assunto do momento no mundo do cinema. E nem sempre a gente sabe ao certo como funcionam os processos que levam às indicações e, mais adiante, à escolha dos vencedores. Mas, não fiquem preocupados, pois o Papo de Cinema está aqui justamente com a missão de explicar tudinho para vocês. Para contexto, atualmente são quase 11 mil votantes aptos a dar seus pitacos no Oscar. Na fase preliminar, para definir os indicados, cada membro da Academia vota em seu respectivos segmentos, ou seja, atrizes em atrizes, montadores em montadores e daí por diante. E todos votam em Melhor Filme. A mecânica é diferente quando o assunto é definir os campeões.

Oscar 2025
Oscar 2025

LEIA MAIS
Oscar 2025 :: Adrien Brody se manifesta sobre o uso de inteligência artificial em O Brutalista
Oscar 2025 :: Blackface e declarações antigas. Zoe Saldaña entra nas polêmicas em torno de Emilia Pérez
Oscar 2025 :: Karla Sofia Gascón é retirada da campanha de Emilia Pérez. Entenda o que isso significa

OSCAR 2025: COMO FUNCIONA A VOTAÇÃO

Diferentemente do que acontece na fase de indicação ao Oscar 2025, na de votação visando definir os vencedores os membros da Academia votam em todas as categorias. No geral, ninguém precisa comprovar que assistiu às produções para registrar seus votos e tampouco é obrigatório opinar em todas as categorias. Por exemplo, se alguém quiser enviar a sua contribuição somente para uma categoria é perfeitamente possível. A exceção a essa regra geral é feita em Melhor Filme Internacional. Todos os votantes precisam comprovar que assistiram aos cinco concorrentes.

Na maioria das categorias, basta ter maioria simples de votos para ser campeão. No entanto, a de Melhor Filme tem regras próprias. Nela, todos os membros devem classificar os concorrentes em ordem de preferência. Se algum filme receber ao menos 50% de votos em primeiro lugar, automaticamente é o vencedor. Caso isso não aconteça, o menos votado como “primeiro lugar” é eliminado, as listas com esse filme menos votado como “primeiro lugar” passam a ter o segundo lugar considerado como o primeiro e daí em diante. O processo segue até que um filme consiga 50% ou mais. Lembrando que os votos são enviados on-line, são secretos e auditados pela PricewaterhouseCoopers.

Oscar 2025
Oscar 2025

OSCAR 2025: O BRASIL TEM CHANCE?

Podemos imaginar que antes de todas as polêmicas, Emilia Pérez (2024) era a grande pedra do nosso sapato rumo ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Depois de tudo que veio à tona nas últimas semanas, evidentemente chance de Ainda Estou Aqui (2024) cresceu bastante. Então, sim, as nossas possibilidades são enormes. Para Melhor Filme as coisas são um pouco mais complicadas, mas como não há um franco favorito, não é absurdo pensar num resultado histórico.

Fernanda Torres, mesmo depois da controvérsia envolvendo blackface na TV, parece ter crescido e é indicada por vários veículos da imprensa norte-americana como uma das principais favoritas. No atual cenário, parece que apenas Demi Moore é uma concorrente à altura.

Oscar 2025

Gostou do conteúdo sobre o Oscar 2025? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *