Oscar 2025 :: Zoe Saldana se manifesta. Karla Sofia Gascón pede desculpas. Seguem as polêmicas em torno de Emilia Pérez

Publicado por
Marcelo Müller

O Oscar 2025 não tem outro assunto na última semana a não ser as incontáveis polêmicas envolvendo Emilia Pérez (2024), o recordista de indicações da 97ª edição da maior festa da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles. As mais recentes dizem respeito a manifestações relativamente recentes da atriz Karla Sofía Gascón – conforme você pode ler na primeira das notícias relacionadas abaixo.

E quem resolveu se pronunciar depois de um silêncio daqueles ideais para melhor sentir o terreno onde se pisa foi a atriz Zoe Saldana. Premiada em Cannes ao lado de Karla Sofía Gascon, Selena Gomez e Adriana Paz como Melhor Interpretação, e indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, ela veio a público se pronunciar sobre as bizarrices ditas por sua colega de elenco.

Oscar 2025: Zoe Saldana

LEIA MAIS
Karla Sofía Gascón :: Polêmicas do passado ressurgem
Podcast #180 :: Emilia Pérez
Inteligência artificial :: O Brutalista e Emilia Pérez geram polêmica com uso da tecnologia. Entenda o caso

OSCAR 2025: FALA, ZOE SALDANA

“Ainda estou processando o que aconteceu nos últimos dias e estou triste. Não apoio evidentemente (as falas preconceituosas de Gascon) e não tenho nenhuma tolerância com qualquer retórica negativa em relação às pessoas de qualquer grupo. Só posso atestar a experiência que tive com cada indivíduo que fez parte desse filme. Minha experiência e minhas interações com eles foram sobre inclusão e colaboração e equidade racial, cultural e de gênero. Isso (as polêmicas) só me entristece. Me entristece saber que estamos tendo que enfrentar esse revés agora”, disse a atriz depois de uma exibição especial do longa-metragem em Londres, na Inglaterra.

Karla Sofía Gascón também se pronunciou a respeito do resgate de tweets polêmicos que vem prejudicando a sua imagem pública. “Minhas mais sinceras desculpas a todas as pessoas que podem ter se sentido ofendidas pelas formas que me expressei no passado, presente e futuro. Esses dois dias estão sendo momentos muito difíceis. Não sabia o que estava acontecendo (…) Não sou racista. Fui julgada, condenada, crucificada e apedrejada sem julgamento e sem a opção de me defender (…)

(…) Seria muito desagradável dizer que sou racista ou que fiz comentários racistas contra pessoas negras ou afro-americanas dos Estados Unidos porque as adoro e tenho milhões de amigos e trabalho com milhões de pessoas, assim como com as pessoas asiáticas. Sem mencionar os muçulmanos, principalmente agora mesmo, que tenho um relacionamento com uma pessoa maravilhosa que é muçulmana”, disse durante uma entrevista à CNN espanhola.

“Me chamavam de bicha. Quando ia a outro lugar, me chamavam de outras coisas. Quando fui ao México, era a espanhola que voltava para roubar o ouro deles. Há muitas pessoas no México que me deram todo seu amor e carinho e eu as amo com toda a minha alma, mas também há muitas pessoas que me atacaram simplesmente por eu ser espanhola”.

Gostou do conteúdo sobre o Oscar 2025? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.