Vencedora do Oscar de Melhor Figurino por Nicholas e Alexandra (1971), e com atuação amplamente destacada na área cinematográfica, a figurinista britânica Yvonne Blake morreu nesta terça-feira, 16, aos 78 anos, em Madrid. A notícia foi divulgada pela Academia das Artes e Cinema da Espanha, entidade da qual Yvonne era presidenta de honra, após anos a encabeçando efetivamente. Seu afastamento do cotidiano da Academia se deu em virtude de um acidente vascular cerebral sofrido em janeiro deste ano.
Nascida em Manchester, Yvonne Blake foi a responsável pelo figurino de mais de 50 produções cinematográficas, tendo trabalhado com nomes de peso, tais como Milos Forman (Sombras de Goya, 2006), François Truffaut (Fahrenheit 451, 1966) e John Sturges (A Águia Pousou, 1976). Além do Oscar vencido em 1972, foi indicada ao de 1976, por A Vingança de Milady (1975). Além disso, chegou a ser nominada algumas vezes ao Emmy e ao BAFTA. Ela foi a figurinista de Superman: O Filme (1978), encarregada do design da primeira roupa do herói nos cinemas.
Yvonne Blake começou a trabalhar como assistente de figurino, inclusive para a Hammer, a mítica produtora inglesa de filmes de horror. Durante sua profícua carreira posterior, vestiu grandes estrelas, tais como Sophia Loren, Audrey Hepburn, Marlon Brando, Christopher Reeve e Liza Minnelli.