Out :: Pixar lança primeiro filme com protagonista assumidamente gay

Publicado por
Bruno Carmelo

Boa notícia para a diversidade no cinema: a Disney/Pixar lançou seu primeiro filme centrado num personagem assumidamente LGBT+. Out (2020), curta-metragem dirigido por Steven Clay Hunter (animador de Procurando Nemo, 2003, e Wall-E, 2008) chegou à plataforma Disney+ na última sexta-feira.

A história gira em torno de Greg (voz de Kyle McDaniel), jovem adulto prestes a se mudar da casa dos pais. No entanto, a família ainda não sabe que ele está prestes a viver com o namorado, Manuel. A saída de casa representa então a hora certa de revelar sua homossexualidade. Nas redes sociais, a produtora descreve Out como uma “fábula comovente”. O título brinca com a ideia de “fora” (out) enquanto fora de casa e fora do armário.

LEIA MAIS
Hightown :: “Estar em um show que abraça uma protagonista LGBT me deu muito orgulho”, revela Monica Raymund
Favela Gay: Periferias LGBTQI+ :: “Fico feliz de estrear essa série no atual governo”, garante Rodrigo Felha
Afronte :: Projetos LGBT que Bolsonaro tentou impedir são ignorados em edital público

 

 

A Disney tem efetuado passos discretos rumo à inclusão de personagens LGBT+ em suas produções. A Bela e a Fera (2017) definiu a orientação sexual de Le Fou enquanto gay, ainda que a manifestação de sua sexualidade fosse discretíssima. Em Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (2020), uma policial afirma ter uma namorada, embora o casal jamais seja visto junto. Entre as produções live-action, a Disney confirmou a presença de um personagem gay e casado no filme de super-herói Os Eternos (2021).

A iniciativa de inclusão não é nova dentro da animação voltada ao público jovem: em 2012, os estúdios Laika já traziam um personagem assumidamente gay, e longe de estereótipos, em ParaNorman. Em Como Treinar o Seu Dragão 2 (2014), sugere-se que Gobber seja gay. Em 2019, a animação Wonder Woman: Bloodlines, da DC, traz uma mulher negra e assumidamente lésbica.

 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)