Para a indústria do audiovisual, é muito diferente calcular as bilheterias dos cinemas e medir a audiência das plataformas online. Os serviços de streaming não estão acostumados a divulgar os índices de todas as suas séries e filmes, exceto quando o resultado convém às empresas. Mesmo neste caso, os números não podem ser facilmente conferidos por terceiros, e correspondem a critérios controversos – a Netflix considera uma visualização a partir de dois minutos de streaming de cada conteúdo, por exemplo.
Por este motivo, é interessante perceber o avanço da Nielsen no setor de métricas de público relacionadas à televisão. Esta empresa independente, sem conexão com Netflix, Amazon, Disney+ ou qualquer outro gigante do streaming, apresenta dados muitas vezes contestados por estes, e assumidamente parciais (são contabilizados apenas os números nos Estados Unidos, e somente os índices na televisão, sem contar telas móveis de celulares e tablets). No entanto, estes dados servem de parâmetro inicial para uma visão mais ampla do mercado audiovisual online.
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De acordo com a Nielsen, que contabiliza os minutos de visualização de cada conteúdo, ao invés do número de visualizações por pessoa, o ano de 2020 foi amplamente dominado pela Netflix. Esta última teria os programas mais populares em todas as categorias (filmes, séries originais, séries adquiridas), deixando pouco espaço à concorrência.
Surpreendentemente, Ozark dispara na frente entre as séries originais, enquanto The Office impressiona na categoria de séries adquiridas. A hegemonia da Netflix é contestada na categoria de filmes, quando a Disney+ se impõe com força. (No caso dos filmes, os números são mais baixos, visto que há menos minutos para assistir por conteúdo). Confira o ranking, segundo os dados da empresa:
Séries originais
- Ozark (Netflix) – 30,4 bilhões de minutos assistidos
- Lúcifer (Netflix) – 18,9 bilhões
- The Crown (Netflix) – 16,2 bilhões
- A Máfia dos Tigres (Netflix) – 15,6 bilhões
- The Mandalorian (Disney+) – 14,5 bilhões
- The Umbrella Academy (Netflix) – 13,4 bilhões
- The Great British Baking Show (Netflix) – 13,2 bilhões
- Boss Baby: Back in Business (Netflix) – 12,6 bilhões
- Longmire (Netflix) – 11,3 bilhões
- Você (Netflix) – 10,9 bilhões
Séries adquiridas
- The Office (Netflix) – 57,1 bilhões de minutos assistidos
- Grey’s Anatomy (Netflix) – 39,4 bilhões
- Criminal Minds (Netflix) – 35,4 bilhões
- NCIS (Netflix) – 28,1 bilhões
- Schitt’s Creek (Netflix) – 23,7 bilhões
- Supernatural (Netflix) – 20,3 bilhões
- Shameless (Netflix) – 18,2 bilhões
- New Girl (Netflix) – 14,5 bilhões
- Lista Negra (Netflix) – 14,4 bilhões
- The Vampire Diaries (Netflix) – 14 bilhões
Filmes
- Frozen 2 (Disney+) – 14,9 bilhões de minutos assistidos
- Moana: Um Mar de Aventuras (Disney+) – 10,5 bilhões
- Pets: A Vida Secreta dos Bichos 2 (Netflix) – 9,1 bilhões
- Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (Disney+) – 8,3 bilhões
- O Grinch (Netflix) – 6,18 bilhões
- Hamilton (Disney+) – 6,13 bilhões
- Troco em Dobro (Netflix) – 5,3 bilhões
- Aladdin (Disney+) – 5,1 bilhões
- Toy Story 4 (Disney+) – 4,42 bilhões
- Zootopia (Disney+) – 4,4 bilhões
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