20210114 the office papo de cinema 800

Para a indústria do audiovisual, é muito diferente calcular as bilheterias dos cinemas e medir a audiência das plataformas online. Os serviços de streaming não estão acostumados a divulgar os índices de todas as suas séries e filmes, exceto quando o resultado convém às empresas. Mesmo neste caso, os números não podem ser facilmente conferidos por terceiros, e correspondem a critérios controversos – a Netflix considera uma visualização a partir de dois minutos de streaming de cada conteúdo, por exemplo.

Por este motivo, é interessante perceber o avanço da Nielsen no setor de métricas de público relacionadas à televisão. Esta empresa independente, sem conexão com Netflix, Amazon, Disney+ ou qualquer outro gigante do streaming, apresenta dados muitas vezes contestados por estes, e assumidamente parciais (são contabilizados apenas os números nos Estados Unidos, e somente os índices na televisão, sem contar telas móveis de celulares e tablets). No entanto, estes dados servem de parâmetro inicial para uma visão mais ampla do mercado audiovisual online.

LEIA MAIS
Em 2021, serviços de streaming devem investir US$ 112 bilhões em filmes e séries
Netflix define conclusão de duas franquias badaladas e apresenta seu poderio para 2021
Disney anuncia grandes novidades dos universos Star Wars, Marvel e Pixar

 

20200701 ozark papo de cinema 1200
Ozark

 

De acordo com a Nielsen, que contabiliza os minutos de visualização de cada conteúdo, ao invés do número de visualizações por pessoa, o ano de 2020 foi amplamente dominado pela Netflix. Esta última teria os programas mais populares em todas as categorias (filmes, séries originais, séries adquiridas), deixando pouco espaço à concorrência.

Surpreendentemente, Ozark dispara na frente entre as séries originais, enquanto The Office impressiona na categoria de séries adquiridas. A hegemonia da Netflix é contestada na categoria de filmes, quando a Disney+ se impõe com força. (No caso dos filmes, os números são mais baixos, visto que há menos minutos para assistir por conteúdo). Confira o ranking, segundo os dados da empresa:

 

Séries originais

  1. Ozark (Netflix) – 30,4 bilhões de minutos assistidos
  2. Lúcifer (Netflix) – 18,9 bilhões
  3. The Crown (Netflix) – 16,2 bilhões
  4. A Máfia dos Tigres (Netflix) – 15,6 bilhões
  5. The Mandalorian (Disney+) – 14,5 bilhões
  6. The Umbrella Academy (Netflix) – 13,4 bilhões
  7. The Great British Baking Show (Netflix) – 13,2 bilhões
  8. Boss Baby: Back in Business (Netflix) – 12,6 bilhões
  9. Longmire (Netflix) – 11,3 bilhões
  10. Você (Netflix) – 10,9 bilhões

 

Séries adquiridas

  1. The Office (Netflix) – 57,1 bilhões de minutos assistidos
  2. Grey’s Anatomy (Netflix) – 39,4 bilhões
  3. Criminal Minds (Netflix) – 35,4 bilhões
  4. NCIS (Netflix) – 28,1 bilhões
  5. Schitt’s Creek (Netflix) – 23,7 bilhões
  6. Supernatural (Netflix) – 20,3 bilhões
  7. Shameless (Netflix) – 18,2 bilhões
  8. New Girl (Netflix) – 14,5 bilhões
  9. Lista Negra (Netflix) – 14,4 bilhões
  10. The Vampire Diaries (Netflix) – 14 bilhões

 

Filmes

  1. Frozen 2 (Disney+) – 14,9 bilhões de minutos assistidos
  2. Moana: Um Mar de Aventuras (Disney+) – 10,5 bilhões
  3. Pets: A Vida Secreta dos Bichos 2 (Netflix) – 9,1 bilhões
  4. Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (Disney+) – 8,3 bilhões
  5. O Grinch (Netflix) – 6,18 bilhões
  6. Hamilton (Disney+) – 6,13 bilhões
  7. Troco em Dobro (Netflix) – 5,3 bilhões
  8. Aladdin (Disney+) – 5,1 bilhões
  9. Toy Story 4 (Disney+) – 4,42 bilhões
  10. Zootopia (Disney+) – 4,4 bilhões
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *