O drama Pacificado (2019) fez bonito em um dos mais tradicionais eventos do cinema latino. Isso porque o filme dirigido por Paxton Winters venceu três importantes categorias da 42ª edição do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana. Estrelado por Bukassa Kabengele, Cassia Gil e Débora Nascimento, o longa foi premiado como Melhor Filme (Grand Coral de Longa-Metragem de Ficção), Direção e Atriz (Grand Coral de Performance Feminina, Ficção), para Cassia. Além deste episódio em Cuba, o projeto também já foi destacado nos festivais de Rio e San Sebastián em 2019.
LEIA MAIS
Festival de Berlim divulga cartaz oficial da edição 2022
Oscar 2022 :: Academia divulga pré-finalistas com brasileiro na lista!
31º Cine Ceará :: Conversamos com os homenageados Halder Gomes e Marta Aurélia
A trama, rodada no Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro, acompanha a história de Tati, uma menina introspectiva de 13 anos que luta para se conectar com seu estranho pai, Jaca, libertado da prisão no momento turbulento das Olimpíadas do Rio. Enquanto a polícia “pacificadora” batalha para ocupar as favelas ao redor do Rio, Tati e Jaca precisam navegar entre as forças que ameaçam suas esperanças para o futuro. José Loreto e Léa Garcia também estão no elenco.
Além de Winters, vale lembrar que o roteiro foi co-escrita com Wellington Magalhães (morador da comunidade do Morro dos Prazeres) e Joseph Carter que também morou lá por 12 anos. O cineasta Darren Aronofsky é um dos produtores do filme, realizado em uma parceria entre Brasil e Estados Unidos.