Apesar da pandemia de Covid-19 que levou ao adiamento e mesmo à suspensão de diversos festivais de cinema, o drama brasileiro Pacificado (2019), dirigido por Paxton Winters, mantém uma trajetória internacional expressiva. Inicialmente, o drama venceu os festivais de San Sebastian 2019 e a 43ª Mostra de Cinema de São Paulo.
Agora, ganha exibições no Festival Primavera do Cine (em Vigo, Espanha), no Festival Internacional do Cinema Independente (na Cracóvia, Polônia), e no Festival Internacional de Cinema de Haifa (em Israel). O filme será distribuído no Brasil pela Disney/Fox, em data indefinida devido ao processo de reabertura das salas de cinema.
LEIA MAIS
Drama brasileiro Pacificado vence o Festival de San Sebastian
Cobertura Especial :: 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Festival de Toronto 2020 divulga seleção incluindo o brasileiro Casa de Antiguidades
Pacificado acompanha a vida de uma garota de 13 anos de idade, moradora do Morro dos Prazeres, que busca se reaproximar do pai recém-libertado da prisão, durante o período em que o Rio de Janeiro sofria graves transformações para sediar os Jogos Olímpicos. Débora Nascimento, Bukassa Kabengele e Cássia Nascimento interpretam os papéis principais, enquanto José Loreto e Léa Garcia completam o elenco.
O cineasta Paxton Winters morou durante oito anos no Morro dos Prazeres, e escreveu a trama em parceria com Wellington Magalhães, habitante da comunidade. Segundo Robledo Milani, editor-chefe do Papo de Cinema, o filme representa “um estudo de caso dos mais interessantes, seja pelo olhar íntimo que propõe a respeito dos moradores deste universo, como também pelo cuidadoso desenrolar dos acontecimentos que os envolvem”. Leia a crítica completa.