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Palco do Spaghetti western ganha título de tesouro cultural europeu

Publicado por
Marcelo Müller

Você que curte faroestes deve conhecer os queridíssimos spaghetti westerns, exemplares que conferiram sobrevida ao gênero com um improvável acento italiano. Embora esses bang-bang macarrônicos fossem falados na língua da terra da bota, eram em sua maioria rodados nos desertos espanhóis da região da Andaluzia, mais precisamente na província espanhola de Almeria. E esse verdadeiro cenário a céu aberto – para muitos, equivalente em importância ao icônico Monument Valley, situado nos Estados Unidos – agora é oficialmente considerado um Tesouro da Cultura Cinematográfica Europeia. A honraria foi concedida pela Academia Europeia de Cinema. A entidade espera que esse novo título aumente o potencial do local para atrair turistas, bem como garanta a sua preservação como uma espécie de sitio arqueológico cinematográfico. Vale lembrar que o local também abriga parques temáticos motivados por essa relação estreita com o cinema, sendo um deles inteiramente dedicado aos filmes de Sergio Leone.

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Além de faroestes icônicos como Por um Punhado de Dólares (1964), Por Uns Dólares a Mais (1965) e Três Homens em Conflito (1966), componentes da famosa Trilogia do Homem Sem Nome, estrelada por Clint Eastwood, grandes títulos do cinema foram parcial ou integralmente rodados nas indefectíveis terras escaldantes e poeirentas de Almería. São alguns deles: Lawrence da Arábia (1962), Conan: O Bárbaro (1982) e Indiana Jones e a Última Cruzada (1989). Mais recentemente, a televisão também começou a utilizar esse cenário impressionante, sendo uma das últimas vezes à série espanhola White Lines (2020-), cuja crítica da primeira temporada você encontra aqui.

Cena de “Por Um Punhado de Dólares”
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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.