Palma de Ouro brasileira é recuperada de cofre trancado

Publicado por
Bruno Carmelo

O cinema brasileiro tem marcado presença no Festival de Cannes com diversos filmes nos últimos anos, sendo premiado com Linha de Passe (2008) e Cinema Novo (2016), por exemplo. No entanto, nossa cinematografia foi recompensada uma única vez com a Palma de Ouro, o prêmio máximo do evento, por O Pagador de Promessas (1962), de Anselmo Duarte.

Desde o falecimento do cineasta, em 2009, o prêmio se encontrava preso no interior de um cofre com senha desconhecida na Prefeitura de Salto, sua cidade natal. O filho Anselmo Duarte Jr. acompanhou remotamente o processo para arrombar o cofre e recuperar o prêmio, além de documentos e cheques. Ele afirmou ao G1: “Todo mundo muito apreensivo. Lá fechado e ninguém sabia o que tinha acontecido. Foi um alívio no final”.

LEIA MAIS
Festival de Cannes 2021 :: Evento é oficialmente adiado para julho
Morre o ator Leonardo Villar, aos 96 anos
Top 10 :: Os personagens mais marcantes do cinema brasileiro

 

O Pagador de Promessas

 

O Pagador de Promessas traz a história de Zé do Burro (Leonardo Villar), que faz uma promessa num terreiro de candomblé pela recuperação de seu burro Nicolau. Quando o animal se encontra em boa saúde, o homem decide carregar uma cruz até o padre da Igreja Santa Bárbara, em Salvador. No entanto, a sociedade não enxerga o gesto com bons olhos.

Anselmo Duarte teve carreira mais extensa como ator do que diretor. Distante do grupo do Cinema Novo composto por nomes como Ruy Guerra, Glauber Rocha e Joaquim Pedro de Andrade, fez apenas seis longas-metragens depois do sucesso conquistado em Cannes, incluindo Vereda de Salvação (1965), O Descarte (1973) e O Trombadinha (1980), estrelado por Pelé.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)