Paolo Taviani, grande cineasta italiano, faleceu na última quinta, 29, aos 92 anos. O realizador estava em uma clínica, na cidade de Roma, após enfrentar uma curta doença. Ele e seu irmão, Vittorio, formaram uma das mais influentes duplas de diretores do cinema. Juntos, ganharam diversos prêmios em festivais, como Berlim e Cannes, por filmes como Pai Patrão (1977) e A Noite de São Lourenço (1982). Relembre abaixo.
LEIA MAIS
– Carl Weathers, o Apollo de Rocky: Um Lutador, morre aos 76 anos
– Chita Rivera, ícone da Broadway, morre aos 91 anos
– Norman Jewison, cineasta indicado sete vezes aos Oscar, morre aos 97 anos
Nascido em San Miniato, comuna italiana da região da Toscana, na Itália, em 1931, Paolo Taviani, ao lado do irmão Vittorio, se interessou desde cedo pela sétima arte. Ambos foram artisticamente influenciados pelo cinema de Roberto Rossellini. Paolo estudou Belas Artes na Universidade de Pisa e estreou como diretor em San Miniato, luglio ’44 (1954), curta-metragem no qual escreveu e dirigiu ao lado de Vittorio. Juntos, os Irmãos Taviani comandaram mais de 20 projetos, como Pai Patrão, que levou a cobiçada Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1977, e A Noite de São Lourenço, que lhes garantiu o Grande Troféu do Júri no mesmo tradicional evento francês, mas em 1982. Dos mais recentes, destaca-se César Deve Morrer (2012), obra vencedora do Urso de Ouro no Festival de Berlim.
O último filme assinado pela dupla Paolo–Vittorio foi Maravilhoso Boccaccio (2015). Após a perda do irmão, em 2018, Paolo ainda realizou mais duas empreitadas – Uma Questão Pessoal, de 2017, e Leonora, Adeus, lançado em 2022. O diretor deixa a esposa, Lina Nerli Taviani, e seus filhos, Ermanno e Valentina.
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- Ryan Reynolds :: Ator teria debochado de Justin Baldoni em Deadpool & Wolverine - 10 de janeiro de 2025
- Interestelar :: 10 anos depois, premiado filme de Christopher Nolan retorna aos cinemas! - 10 de janeiro de 2025
- Emilia Pérez :: Entenda a polêmica em torno do filme escolhido pela França para o Oscar 2025 - 10 de janeiro de 2025
Deixe um comentário