Meses após o Covid-19 ser declarado uma pandemia, e autoridades de saúde no mundo inteiro recomendarem o isolamento como medida para frear o avanço da doença, não é novidade que as maiores produções de cinema do mundo tiveram suas filmagens interrompidas, enquanto as salas de cinema fecharam as portas e os lançamentos foram adiados por tempo indeterminado.
Mesmo assim, alguns criadores ainda lutam para exibir seus filmes em sala, produtoras encontram maneira de fazer pré-estreias na casa dos convidados, e alguns cineastas buscam modos de completar seus filmes em meio à crise. Timur Bekmambetov, conhecido pelas produções de ação O Procurado (2008) e Ben-Hur (2016), estava no meio das filmagens do drama de guerra V2. Escape From Hell (2020) quando a produção precisou ser interrompida devido ao coronavírus. A trama é focada na vida de Mikhail Devyatayev, herói de guerra soviético que escapou aos campos de concentração.
O projeto já possuía suas particularidades: primeiro, ele é considerado por seu criador como o “primeiro filme vertical” (vide o cartaz oficial abaixo), pensado para a visualização em telefones celulares. Agora, o cineasta entusiasta de novas tecnologias encontrou mais um recurso interessante para prosseguir com as filmagens. Para as grandes cenas de combate aéreo, que deveriam acontecer com aviões reais e muitos dublês, ele decidiu colocar o ator Pavel Priluchny dentro de uma cabine de avião, num estúdio sonorizado, e cercado por telas de LED. Ao invés de interagir com fundos verdes, onde depois seriam introduzidos imagens computadorizadas, o ator contracenou com jogadores profissionais de videogame, que “interpretaram” seus inimigos de batalha para as câmeras.
LEIA MAIS
Ator de Homem de Ferro 2 é preso por vender suposta cura do coronavírus
Bilheterias Estados Unidos :: Os filmes que lutam para permanecer (ou estrear) nos cinemas durante a pandemia
Amazon Studios faz pré-estreia de seu novo filme na casa dos convidados
Bekmambetov se felicita de ter feito a primeira cena de ação de um longa-metragem profissional criada inteiramente dentro de um videogame ao vivo. A equipe, no caso, era reduzidíssima, e o próprio diretor comandou a cena a 1.200km de distância. “O único problema é que os jogadores eram muito bons”, ele brinca, em entrevista ao The Guardian. “Eles mataram Pavel rápido demais”, conclui.
O veículo lembra que o cineasta já dirigiu produções captadas inteiramente em telas de Skype (Profile, 2018), além de criar uma plataforma específica para dirigir atores à distância. Ele também se envolveu em diversos projetos que fracassaram comercialmente, como a concepção dos efeitos especiais de Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (2012), e a trilogia The Watch, que jamais foi concluída.
V2. Escape From Hell não terá apenas um formato vertical, mas também duas versões: uma para o celular, e outra para a sala de cinema. No formato caseiro, o resultado terá duração menor e linguagem mais fragmentada, como o diretor acredita ser apropriado às telas portáteis. No cinema, e especialmente em IMAX, ganhará uma narrativa mais tradicional. O projeto ainda não tem previsão de lançamento.