Pequenos Guerreiros :: Filme cearense é selecionado em três festivais nos EUA

Publicado por
Bruno Carmelo

Uma boa notícia para o cinema brasileiro, e para a produção cearense em particular. Pequenos Guerreiros (2021), longa-metragem infantojuvenil dirigido por Bárbara Cariry, será exibido em dois festivais dos Estados Unidos durante o mês de maio. Primeiro, participa do 13th Milwaukee Film Festival, em Wisconsin, e em seguida, do 40th Minneapolis St. Paul International Film Festival.

Antes disso, o drama já tinha sido selecionado no Children’s Film Festival de Seattle. Na trama, o casal Cosme e Dona Maria, acompanhado dos pequenos Benedito, Matheuzinho e Bruna, efetua uma travessia sertão adentro, buscando cumprir uma promessa na Festa do Pau da Bandeira. Ao longo da viagem, travam contato com as especificidades da cultura nordestina.

LEIA MAIS
O Barco :: “O mar é um personagem, uma hora está tranquilo, noutra aprisiona”, comenta Petrus Cariry
#Quarentena :: Cineasta Petrus Cariry disponibiliza dois longas online
Os Escravos de Jó :: Confira cena inédita do novo filme de Rosemberg Cariry

 

Pequenos Guerreiros. Foto: Divulgação / Priscila Smiths

 

Além de assinar seu primeiro projeto como diretora de longas-metragens, Bárbara Cariry assina o roteiro junto do pai, Rosemberg Cariry, e efetua a montagem ao lado do irmão, Petrus Cariry. Este último também desempenha a função de diretor de fotografia. No elenco, Georgina Castro e Bruno Goya interpretam os papéis principais, acompanhados dos jovens Juan Calado, Lara Ferreira e Daniel Almeida.

“Quero abrir um diálogo entre a criança da grande cidade, frequentadora de shopping e dos espaços marcados pelas muralhas de edifícios, com a amplidão dos sertões, das serras e dos vales, com as festas e os folguedos populares”, explica a cineasta em comunicado à imprensa. Pequenos Guerreiros ainda não tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)