O diretor Frederico Machado possui uma carreira consolidada no cinema através de obras que misturam poesia, violência e relações familiares. Além de realizar O Exercício do Caos (2013), O Signo das Tetas (2016), Lamparina da Aurora (2017), Boi de Lágrimas (2019) e As Órbitas da Água (2020), mantém a produtora e distribuidora Lume Filmes, especializada em filmes independentes.
Agora, para seu novo projeto, Percurso de Sombras, o cineasta optou para um caminho alternativo para reunir os recursos necessários: a vaquinha virtual, organizada em plataformas de crowdfunding. “Esse projeto dificilmente ganharia algum edital, e diante da atual situação política brasileira, achamos ser o momento ideal para filmar esse projeto. Mais uma vez com uma equipe composta por estudantes da Escola Lume de Cinema como equipe técnica, numa forma de criação conjunta”, explica o autor em comunicado à imprensa.
LEIA MAIS
Cineasta pernambucano lança campanha coletiva para financiar estudos em Cuba
Casas no Campo :: Novo projeto de Davi Pretto é selecionado no World Cinema Fund de Berlim
Ancine é obrigada pelo MPF a liberar verbas e analisar novos projetos
Percurso de Sombras possui grandes ambições: Machado pretende misturar os códigos do cinema de guerra com uma ficção científica musical para refletir sobre a caótica situação política brasileira. O baixo orçamento tem estimulado diretores brasileiros a realizarem ótimas melhores experiências críticas de ficção científica, a exemplo de Branco Sai Preto Fica (2014), de Adirley Queirós, e Quintal (2015), de André Novais Oliveira.
Na descrição da vaquinha, o criador estipula a meta de R$ 12 mil reais, quantia baixíssima para os padrões de um longa-metragem, porém dotada de “uma produção bem cuidada e criteriosa”, ressalta. O filme será estrelado por Auro Juriciê, Rosa Ewerton e Beto Ehong. Para contribuir com qualquer valor, basta preencher o curto formulário na página do filme.