Indicado a profissionais que queiram ampliar seus conhecimentos e cinéfilos em geral, o curso propõe uma trajetória pela história do cinema com o olhar voltado à evolução da linguagem. Com a amostragem de trechos de mais de 50 títulos, o diretor, roteirista e professor promove conversas e conexões sobre recursos cinematográficos e suas épocas e países de origem. Também serão contemplados outros motes, como as principais dificuldades desse percurso, dos primórdios do cinema às complexas questões sobre sua realização hoje.
O curso se dividirá em quatro aulas expositivas. Nas duas primeiras, serão discutidos fragmentos de filmes clássicos, alguns conhecidos e outros, menos. Nos encontros seguintes, serão analisados materiais dos trabalhos do próprio “professor-diretor”, como páginas de roteiros, storyboards, decupagens, registros de ensaios, materiais brutos de filmagem e cenas prontas de filmes de curta, longa metragens e séries de TV. A intenção é unir prática e teoria, ampliar o repertório de apreciação em cinéfilos e estimular questionamentos em quem filma ou deseja filmar.
Philippe Barcinski é diretor de cinema e televisão, com ampla experiência em cursos e oficinas. Seu segundo longa-metragem, Entre Vales (2013), com Ângelo Antônio e participação especial de Daniel Hendler conquistou oito prêmios, incluindo melhor filme pelo juri oficial e pelo público no Festival de Cinema Latinoamericano de São Paulo. Coprodução com Uruguai e Alemanha.
(Fonte: Regina Cintra)