A pandemia pode ter atrasado a estreia de Piedade (2019) nos cinemas, mas o filme finalmente estreia no circuito comercial brasileiro, em salas de cinema, nesta quinta-feira, 5 de agosto de 2021. O drama dirigido por Cláudio Assis apresenta Fernanda Montenegro no papel de Dona Carminha, que comanda há décadas um bar à beira da praia em Pernambuco.
Quando Aurélio (Matheus Nachtergaele), representante da empresa Petrogreen, lhe faz uma proposta para vender os negócios e o terreno, ela hesita, enquanto o filho (Irandhir Santos) se opõe. Conforme o ambicioso empresário investiga a situação econômica da família, descobre o paradeiro de um filho (Cauã Reymond) afastado desde criança da mãe e dos irmãos. Enquanto isso, os mares parecem tomados por tubarões perigosos…
LEIA MAIS
“O filme vem como uma premonição. E, ao mesmo tempo, como uma resposta”, afirma Gabriel Leone
“O sexo extrapola a nossa razão, apesar dos desejos serem diferentes, das intenções entre eles não serem as mesmas”, reflete Matheus Nachtergaele
Premiado no Festival de Brasília, e selecionado no Festival do Rio e no Los Angeles Brazilian Film Festival, Piedade é o sétimo longa-metragem do pernambucano Cláudio Assis após Amarelo Manga (2002), Baixio das Bestas (2006), Febre do Rato (2011) e Big Jato (2016). O filme é exibido nos cinemas de São Paulo (São Paulo, Batatais), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Niterói), Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Salvador), Pernambuco (Recife), Santa Catarina (Balneário Camboriú), Distrito Federal (Brasília), Amazonas (Manaus), Paraná (Curitiba), Sergipe (Aracaju) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre).
O Papo de Cinema aproveita para realizar duas lives sobre o drama: a primeira, nesta quinta-feira, 5 de agosto, será com o diretor (às 18h); e na sexta-feira, conversamos com Matheus Nachtergaele (também às 18h). Você pode acompanhar este bate-papo e mandar as suas perguntas pelo Instagram do Papo de Cinema.