O Pinóquio de Guillermo del Toro não é apenas um remake do clássico conto de fadas italiano escrito por Carlo Collodi, é uma proposta cinematográfica poderosa, assim como um vencedor do Oscar de melhor filme de animação. Desfruta deste filme, depois do seu jogo no Cassino Brasil online.
Foram três diretores
Pinóquio é uma obra de arte que levou 15 anos para ser concluída, pois del Toro trabalhou com o diretor Mark Gustafson e El Taller del Chucho, um estúdio de animação de tapatío especializado na técnica de stop motion, para dar vida a todos os personagens da história.
El Taller del Chucho foi a pedra angular
Como mencionamos anteriormente, esta oficina foi uma peça chave na confecção do Pinóquio. Mas os membros não só contribuíram para a animação, mas também para outros detalhes. Por exemplo, Karla Castañeda desenhou o cenário para as diferentes cenas, enquanto Sofia Carrillo fez os figurinos para os coelhos que recebem Pinóquio no submundo, assim como para outros personagens. Rita Basulto também foi responsável pela iluminação requintada dos cenários.
A trama se desvia do enredo central
Enquanto outras versões se ativeram à trama que gira em torno da obediência de uma criança a seu pai, o Pinóquio de Guillermo del Toro diz o contrário, ou seja, trata-se de desobediência, que é o principal fator para que Pinóquio se torne humano. Assim, a relação pai-filho é um tema central nesta história, mas prevalece o desejo do menino de ser humano, mesmo que isso o leve a ser mortal. Entretanto, é uma forma de aproveitar ao máximo o tempo com os entes queridos, pois ele sabe que em algum momento a vida vai acabar.
Foi um trabalho de artesanato
A técnica utilizada no filme foi o stop motion; no entanto, houve intervenção digital. Apesar disso, os bonecos usados no filme eram feitos com articulações, e havia vários bonecos com diferentes expressões faciais. Havia também modelos e decorações para colocá-lo sob luzes reais e com isto, para avaliar a cor que deveria ser usada ou a luz apropriada.
Pinóquio passou por muitas mudanças
Sendo feito de “madeira”, Pinóquio passou por muitas mudanças desde o seu projeto. Assim, após vários acabamentos e formas em seu corpo e rosto; enquanto Geppetto, o pai do menino, era o personagem mais realista e, portanto, o primeiro a ser aprovado. Assim, os desenhistas do personagem tomaram muito cuidado para fazer o resto do mundo de Pinóquio diferente, para que ele se destacasse.
A inspiração foi inesperada
Os designers procuravam inspiração nos grandes mestres da arte fina. Pintores como Norman Rockwell e Andrew Wyeth, cujas obras são caracterizadas pelo realismo com pinceladas abstratas, estavam entre as referências do Pinóquio de Guillermo del Toro. Da mesma forma, o cineasta afirmou em várias entrevistas que a pertença e o amor pelos entes queridos são, em última análise, o que o levou a criar belos personagens. Em relação a Pinóquio, sua aparência diferente é uma metáfora para o fato de que todos nos sentimos muito diferentes dos demais e isso nos torna especiais.
As expressões faciais eram especiais
Para as expressões dos personagens Pinocchio, os animadores usaram animação de substituição, animação mecânica e plasticina, e impressão 3D. Estas técnicas permitiram que os criativos manipulassem cada figura quadro por quadro para obter as performances. Isto significa que cada piscada, piscada, piscada, gesto e assim por diante, foi perfeitamente planejada e, portanto, os personagens foram pensados como pessoas reais.
A sequência é diferente.
Há 24 quadros em um segundo de filme, dos quais todos ou apenas 12 podem ser usados no momento da filmagem. No caso do Pinóquio, todos eles foram utilizados, razão pela qual a animação não se parece com os trabalhos de stop motion de anos atrás, pense em O Pesadelo antes do Natal de Tim Burton, cujos personagens se movem lenta e até desajeitadamente. Isso não é uma coisa ruim, mas fala da diferença em tecnologia agora. No caso do filme de Guillermo del Toro, parece que ele é atuado por seres humanos ou com tecnologia suficiente para fazer uma figura de barro ou outra figura material parecer humana.
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Podcast #175 :: Fernanda Torres - 7 de janeiro de 2025
- Eu Sei que Vou Te Amar - 7 de janeiro de 2025
- O Senhor dos Anéis - 7 de janeiro de 2025
Deixe um comentário