Piracicaba :: Filme de 1922 é restaurado e ganha sessão especial no interior de SP

Publicado por
Marcelo Müller

Piracicaba (1922) é o primeiro longa-metragem produzido na cidade homônima do interior de São Paulo. Rodado originalmente em película de 35mm, dirigido pelo poeta e jornalista Menotti Del Picchia, um dos nomes mais importantes do modernismo brasileiro, ele passou recentemente por um processo de digitalização e restauração sob responsabilidade da Cinemateca Brasileira e do Laboratório Cinecolor Digital. E a versão nova em folha dessa verdadeira relíquia já tem data para ser apresentada aos moradores de Piracicaba.

Piracicaba será exibido nesta quinta-feira, 21, no Teatro Municipal Erotides de Campos (Av. Dr. Maurice Allain) a partir das 19h. Na ocasião, a exibição contará com a execução ao vivo da trilha sonora do filme – concebida a partir de registros manuscritos em cadernos de partituras que datam do início do século 20. Logo depois, os responsáveis pela restauração conversarão com o público sobre a importância histórica do filme e o processo de sua recuperação.

LEIA MAIS
Onda Nova :: Filme brasileiro censurado nos anos 1980 volta aos cinemas com cópia restaurada
Corisco & Dadá :: Cópia restaurada em 4k chega a novos cinemas. Confira onde assistir
Cinemateca Brasileira exibirá filmes restaurados em festival italiano

Piracicaba

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

PIRACICABA: O FILME

Piracicaba tem 120 minutos de duração e mostra lugares da cidade que ainda existem, como a Estação da Paulista, o Matadouro Municipal, O Engenho Central, a Esalq, entre outros espaços público e privados. “E também lugares e estruturas que já não existem mais como o antigo Mirante, o antigo Mercado Municipal, as linhas de bonde e a Rua do Porto, além do Rio Piracicaba com banhistas, pescadores e lavadeiras”, destaca Thiago Altafini, diretor de um documentário sobre o processo de restauração do filme.

Piracicaba

Gostou do conteúdo sobre Piracicaba? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.