O clássico drama criminal Pixote: A Lei do Mais Fraco (1981), de Hector Babenco, terá uma sessão especial durante a 42ª Mostra de São Paulo. A apresentação em cópia restaurada acontecerá no dia 27 de outubro, no CineSesc (R. Augusta, 2075 – Cerqueira César), às 21:30. O longa será precedido por uma homenagem a Babenco e pela projeção do curta-metragem Conversa com Ele (2018), dirigido por Bárbara Paz. Os interessados podem adquirir seus ingressos pelo valor de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
LEIA MAIS:
Mostra Os Filmes que Driblaram Franco chega ao Rio de Janeiro
Sessão especial homenageará Leonardo Machado em Porto Alegre
Filme inédito de James Ivory será debatido na Sociedade Brasileira de Psicanálise/RJ
Na trama, quatro meninos vivem a realidade do menor carente em um reformatório de São Paulo e revoltados com as injustiças dos administradores da instituição, fogem e passam a conviver com uma prostituta, envolvendo-se com traficantes de drogas e trapaceiros. A obra foi premiada como Melhor Direção no Festival de Locarno e indicada ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro nos Estados Unidos.
Por meio da indicação do cineasta Walter Salles para a The Film Foundation, a HB Filmes, produtora criada por Babenco em 1974 e atualmente dirigida por sua filha Myra Arnaud Babenco, viabilizou o processo de restauro do filme. A organização sem fins lucrativos, fundada pelo diretor norte-americano Martin Scorsese, dedica-se desde 1990 à exibição e à conservação dos clássicos do cinema. Trabalhando em parceria com arquivos e cinematecas, a The Film Foundation, que tem entre seus associados os mais prestigiados cineastas do planeta, já restaurou cerca de 700 obras. Sob a supervisão artística do cineasta Roberto Gervitz, o trabalho de imagem foi feito na Cinemateca de Bolonha, uma das mais importantes instituições europeias dedicadas à preservação e ao restauro de filmes, enquanto a empresa paulista JLS Facilitações Sonoras se encarregou do som. A coordenação de imagem contou ainda com a colaboração de Patrícia de Fillipi, coordenadora de restauro e diretora da Cinemateca Brasileira. Produzido originalmente em 35 mm, em tecnologia fotoquímica, o filme foi convertido para o sistema DCP (Digital Cinema Package). Esse sistema, hoje utilizado em salas de projeção, é uma mídia física de última geração que garante alta qualidade de reprodução de imagem e som.
O restauro de Pixote: A Lei do Mais Fraco integra o projeto “Memória Hector Babenco”, da HB Filmes, para recuperar toda a obra do cineasta, falecido em 2016. Aprovado pelo MINC, o projeto audiovisual prevê a recuperação de mais sete longas-metragens do diretor, realizados entre 1975 e 2007: O Rei da Noite (1975); Lúcio Flávio: O Passageiro da Agonia (1977); O Beijo da Mulher-Aranha (1984); Brincando nos Campos do Senhor (1990); Coração Iluminado (1998); Carandiru (2003) e O Passado (2007).
(Fonte: Patrícia Rabello Assessoria de Imprensa)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário