O cinema brasileiro brilhou na cerimônia dos Prêmios Platino 2025! Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, foi o grande vencedor da noite desse domingo, 27, conquistando as estatuetas de Melhor Filme Ibero-americano (inédito para o Brasil), Direção e Atriz para Fernanda Torres. O produtor Rodrigo Teixeira e a atriz Valentina Herszage representaram o filme na premiação.
LEIA MAIS
– Prêmios Platino 2025 :: Confira a lista de indicados!
Salles e Fernanda não puderam estar presentes e enviaram textos de agradecimento que foram lidos no palco. “É uma honra receber esse prêmio em uma categoria onde tenho tanta admiração pelos diretores indicados. Obrigado ao Prêmio Platino por nos lembrar que o cinema latino-americano é a nossa casa”, declarou Walter.
Já Fernanda afirmou: “é uma honra imensa receber este prêmio. Sou fruto da cultura Ibero-americana, a Península Ibérica é minha segunda casa e esse reconhecimento reforça, em mim, o orgulho de fazer parte de uma força cultural”.
Outras produções brasileiras, como Cidade de Deus: A Luta Não Para e Senna, também foram destaque na premiação realizada em Madrid, na Espanha. Essas vitórias consolidam o ótimo momento da produção nacional no cenário internacional, após o sucesso no Oscar deste ano. A seguir, fique com a lista completa dos premiados:
Criados em 2014, os Prêmios Platino do Cinema e do Audiovisual Ibero-americano têm como objetivo reconhecer e divulgar as melhores produções da América Latina, Espanha e Portugal. Organizados pela Entidade de Gestão de Direitos de Produtores Audiovisuais (EGEDA) e pela Federação Ibero-americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (FIPCA), os Platino surgiram para valorizar o talento regional e fortalecer a indústria audiovisual ibero-americana no cenário global. A premiação contempla filmes, séries e animações, com categorias técnicas e artísticas que cobrem desde direção e atuação até trilha sonora e roteiro.
Ao longo de suas edições, o Brasil tem sido presença constante entre os indicados e premiados. Em 2015, O Sal da Terra foi premiado como Melhor Documentário, e O Menino e o Mundo levou o Platino de Melhor Animação. Em 2022, A Última Floresta foi reconhecido como Melhor Documentário e 7 Prisioneiros ganhou o prêmio de Melhor Montagem. No campo das séries, o Brasil também se destacou: Além de Senna e Cidade de Deus: A Luta Não Para, em 2025, já houve destaque para Cangaço Novo (2023). Sônia Braga e Carol Duarte são artistas já laureados ou homenageados na cerimônia, consolidando a relevância do Brasil no panorama audiovisual ibero-americano.
Gostou do conteúdo sobre o Platino? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!