A partir de 14 de outubro, o cinema gaúcho ganha uma nova vitrine em tempos de crise. A data marca o início do primeiro POADOC – Festival de Documentários de Porto Alegre, que vai exibir doze títulos, em formato online e gratuito, até o dia 18 de outubro. A programação inclui longas e curtas-metragens gaúchos produzidos entre 2000 e 2020.
Com curadoria da cineasta Thaís Fernandes (cujo filme mais recente, Portuñol, venceu a Mostra Gaúcha do Festival de Gramado 2020), em parceria com Henrique Lahude, Jonatas Rubert, Juliana Costa, Livia Pasqual e Natasha Ferla, o evento pretende trazer debates horizontais entre as produções: “A curadoria teve como foco mostrar a diversidade de olhares. É por isso também que os debates juntam todos os realizadores, sem diferenciar longas, curtas e filmes escolares”, explica em comunicado à imprensa.
LEIA MAIS
Festival de Gramado 2020 :: Construção vence Mostra Gaúcha de Curtas
Festival de Gramado 2020 :: O ambicioso cinema gaúcho
Festival de Gramado 2020 :: King Kong en Asunción é o grande vencedor
Entre os destaques da programação se encontram o excelente Cidades Fantasmas (2017), de Tyrell Spencer, sobre municípios abandonados em quatro países, e O Caso do Homem Errado (2017), de Camila de Moraes, retrato do racismo institucional brasileiro através do episódio de um homem negro assassinado pela polícia ao ser confundido com um criminoso.
Ao mesmo tempo, o POADOC apresenta projetos realizados por estudantes, como Contigo Ninguém Acaba (2015) e Massacre dos Porongos (2017). O festival será composto por quatro programas, cada um deles disponível entre 20h do dia de estreia até às 20h do dia seguinte. As informações completas sobre os filmes e horários de exibição estão disponíveis no site oficial do evento.