Quando desenvolveu o drama Por que Você Não Chora? (2020), a diretora Cibele Amaral nem poderia imaginar que, pouco tempo depois, o mundo seria tomado por uma pandemia responsável por pelo menos 4,5 milhões de mortes, levando as pessoas ao isolamento social e provocando sérios desgastes psicológicos. Agora, seu tema se torna ainda mais atual e urgente: a saúde mental, com ênfase na prevenção ao suicídio.
Na trama, Jéssica (Carolina Monte Rosa) é uma jovem estudante de psicologia que chega a São Paulo para efetuar um estágio. No local, começa a atender Bárbara (Bárbara Paz), mulher com Transtorno de Personalidade Borderline. O comportamento explosivo da paciente testa os conhecimentos e a estrutura emocional da terapeuta. O elenco ainda conta com Elisa Lucinda, Cristiana Oliveira e Maria Paula.
LEIA MAIS
Por Que Você Não Chora? :: “Foi uma experiência muito forte entrar em contato com essa sensação de exclusão”, conta Carolina Monte Rosa
A história decorre de uma experiência pessoal: Cibele Amaral é psicóloga, tendo atravessado situações semelhantes durante os estudos. Em paralelo, conviveu com dilemas familiares envolvendo tendências suicidas, que lhe serviram de base para a construção dos diálogos. Segundo a cineasta, “a discussão sobre diversidade de raça e gênero, felizmente, ganhou espaço na sociedade atual, porém, a diversidade psíquica não. O estigma que envolve a doença mental, ou emocional, é gigante. E o auto estigma. O medo de expor um quadro de síndrome ou transtorno mental é uma barreira para a aceitação de pessoas diferentes dentro da nossa sociedade”.
Nesta quinta-feira, 9 de setembro, o filme selecionado no 48º Festival de Gramado chega tanto aos cinemas quanto ao streaming, com lançamento da O2 Play. A data não é aleatória: a estreia de Por que Você Não Chora? se insere dentro do Setembro Amarelo, próximo ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, visando fomentar o debate sobre o tema tabu. O drama está disponível em cinemas de Brasília (Distrito Federal), São Paulo (São Paulo), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Ceará (Fortaleza) e Tocantins (Palmas), além de plataformas online selecionadas.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário