20210909 por que voce nao chora papo de cinema 800

Quando desenvolveu o drama Por que Você Não Chora? (2020), a diretora Cibele Amaral nem poderia imaginar que, pouco tempo depois, o mundo seria tomado por uma pandemia responsável por pelo menos 4,5 milhões de mortes, levando as pessoas ao isolamento social e provocando sérios desgastes psicológicos. Agora, seu tema se torna ainda mais atual e urgente: a saúde mental, com ênfase na prevenção ao suicídio.
Na trama, Jéssica (Carolina Monte Rosa) é uma jovem estudante de psicologia que chega a São Paulo para efetuar um estágio. No local, começa a atender Bárbara (Bárbara Paz), mulher com Transtorno de Personalidade Borderline. O comportamento explosivo da paciente testa os conhecimentos e a estrutura emocional da terapeuta. O elenco ainda conta com Elisa Lucinda, Cristiana Oliveira e Maria Paula.
LEIA MAIS
Por Que Você Não Chora? :: “Foi uma experiência muito forte entrar em contato com essa sensação de exclusão”, conta Carolina Monte Rosa

20200911 por que voce nao chora papo de cinema banner e1600543336421
Por que Você Não Chora?

A história decorre de uma experiência pessoal: Cibele Amaral é psicóloga, tendo atravessado situações semelhantes durante os estudos. Em paralelo, conviveu com dilemas familiares envolvendo tendências suicidas, que lhe serviram de base para a construção dos diálogos. Segundo a cineasta, “a discussão sobre diversidade de raça e gênero, felizmente, ganhou espaço na sociedade atual, porém, a diversidade psíquica não. O estigma que envolve a doença mental, ou emocional, é gigante. E o auto estigma. O medo de expor um quadro de síndrome ou transtorno mental é uma barreira para a aceitação de pessoas diferentes dentro da nossa sociedade”.
Nesta quinta-feira, 9 de setembro, o filme selecionado no 48º Festival de Gramado chega tanto aos cinemas quanto ao streaming, com lançamento da O2 Play. A data não é aleatória: a estreia de Por que Você Não Chora? se insere dentro do Setembro Amarelo, próximo ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, visando fomentar o debate sobre o tema tabu. O drama está disponível em cinemas de Brasília (Distrito Federal), São Paulo (São Paulo), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Ceará (Fortaleza) e Tocantins (Palmas), além de plataformas online selecionadas.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *