Completando 80 anos em 2022, o cineasta Tabajara Ruas receberá uma homenagem especial durante o mês de agosto. Entre o dias 09 e 14, serão exibidos seis títulos, sendo um deles inédito. As projeções acontecerão na Cinemateca Paulo Amorim (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico), em Porto Alegre, RS. No primeiro dia, haverá a estreia do documentário em média-metragem A Próxima Estação de Tabajara Ruas, dirigido pelo cineasta Boca Migotto. Neste encontro, Tabajara e equipe ainda apresentarão o novo projeto de longa-metragem, Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrez, que começa a ser rodado em setembro. Todas as atividades têm entrada franca.
LEIA MAIS
Ator Sirmar Antunes morre aos 66 anos
8 ½ Festa do Cinema Italiano 2022 :: Vote em seu filme favorito e concorra a prêmios
Festival de Cinema de Gramado revela filmes de sua 50ª edição
Vale lembrar que Ruas nasceu na cidade de Uruguaiana. Cursou Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Det Kongelige Danske Kunstakademi, em Copenhage. Entre 1971 e 1981 ficou exilado no Uruguai, no Chile, na Argentina, na Dinamarca, em São Tomé e Príncipe e em Portugal devido à ditadura militar. Alcançou fama por seu trabalho como escritor.
No cinema, começou a chamar a atenção no meio cinematográfico após trabalhar no roteiro de Anahy de las Misiones (1998) e dirigir Netto Perde Sua Alma (2001). Ao longo de sua carreira, foi indicado a dois prêmios Guarani de Cinema Brasileiro e condecorado nos festivais de Gramado e Brasília. A seguir, fique com a programação.