O programa foi lançado em abril de 2009 e já passou por 30 países. Esta é a primeira vez que o festival é apresentado em Porto Alegre. As sessões acontecem na Sala Eduardo Hirtz, sempre às 20h, com entrada franca.
Confira a programação completa:
Terça-feira (dia 22) – Conectados (2011) – Documentário de Tiffany Shlain
O filme combina animação e imagens de arquivo para construir um percurso cronológico da modernização no Ocidente, incluindo temas como meio ambiente, consumo e crescimento populacional.
Quarta-feira (dia 23) – programa com quatro médias-metragens: Peregrinação (2006), Biblioteca de Almas (2010), Poeta Esquecido (2010), A Lua e o Filho (2004)
Quinta-feira (dia 24) – Fissurados em Soletração (2002) – Documentário de Jeffery Blitz
O filme acompanha a rotina de oito crianças que participam de um Concurso Nacional de Soletração. Enquanto elas tentam manter o foco sobre o prêmio de US$ 10 mil, o espectador acompanha seus hábitos obsessivos de estudo e suas dinâmicas familiares comoventes e inspiradoras.
Sexta-feira (dia 25) – Ao Menos uma Vez (2010) – Documentário de James Bigham e Mark Moormann
História de uma banda peculiar, já que os instrumentistas e cantores têm deficiências físicas e mentais – e nem por isso deixam de ser geniais no que fazem. O filme explora as lutas e triunfos de cada um, à medida que os integrantes da banda usam seus talentos únicos para desafiar as percepções do mundo.
Sábado (dia 26) – Uma História Real (1999) – Drama de David Lynch
Sem saber dirigir, o veterano agricultor de Iowa, Alvin Straight, se compromete a fazer uma longa viagem para visitar o irmão Lyle. Ele faz esta viagem pelo Centro-Oeste americano usando um cortador de grama como transporte e muita determinação. Para trás, ele deixa sua filha com problemas mentais.
Domingo (dia 27) – Mulheres de Verdade têm Curvas (2002) Drama de Patricia Cardoso
Ana, uma adolescente norte-americana da primeira geração de uma família de origem mexicana, começa a viver os conflitos da vida adulta. Ela quer estudar, mas, por tradição, seus pais acreditam que ela deve trabalhar para ajudar a família. Dividida entre suas ambições e sua herança cultural, ela concorda em trabalhar na fábrica de costura de sua irmã no centro de Los Angeles.
Fonte: Cinemateca Paulo Amorim