Em homenagem ao Dia Internacional da Francofonia, a Sala P. F. Gastal (Av. Pres. João Goulart, 551) da Usina do Gasômetro em Porto Alegre, promove entre os dias 22 a 27 de março a mostra Semana da Francofonia. A proposta é discutir a realidade migratória e a diversidade dos mundos francófonos, com uma seleção de filmes de diretores como o senegalês Djibril Diop Mambéty, o malinense Souleymane Cissé, o haitiano Raoul Peck e o burquinense Idrissa Ouedraogo. Serão diversos longas das mais diferentes nacionalidades, lançados nos últimos anos e selecionados especialmente para compor essa programação especial, de modo a destacar a pluralidade da língua francesa e sua influência cultural. A entrada é franca.
Na terça-feira, a abertura da mostra apresenta a sessão O Cinema Africano Ontem e Hoje, com o curta-metragem África Sobre o Sena (1957), de Mamadou Sarr e Paulin Vieyra, considerado o primeiro filme da África-subsaariana, e o longa contemporâneo senegalês Hoje (2012), de Alain Gomis. Logo após acontecerá um debate com o crítico e pesquisador Pedro Henrique Gomes sobre o cinema do continente africano ao longo das décadas.
Outro destaque é a Sessão Especial Mati Diop. Serão exibidos dois filmes da jovem cineasta e atriz francesa de origem senegalesa: seu primeiro curta-metragem, Atlânticos (2009), e o longa-metragem protagonizado por ela, 35 Doses de Rum (2008), dirigido por Claire Denis. Após a exibição, ocorrerá um debate com pesquisadores do grupo de estudos Academia das Musas, dedicado à produção cinematográfica de mulheres.
Também faz parte das atrações uma edição especial do Projeto Raros, com exibição do clássico Zumbi, A Legião dos Mortos (1932) de Victor Halperin. Após a sessão, acontecerá um debate com o pesquisador César Almeida sobre a presença dos zumbis dentro da cultura haitiana e a influência no cinema de terror internacional.
Confira a grade de horários:
22 de março
15h – A Pequena Vendedora de Sol + Tabataba
17h– As Cuias + Kodou
20h – O Cinema Africano Ontem e Hoje: África sobre o Sena + Hoje
23 de março
15h– O Canto do Haiti
17h – O Homem nas Docas
19h – Bako, a Outra Margem
24 de março
15h – A Pequena Vendedora de Sol + Tabataba
17h – Fary, a Jumenta + Finye
20h – Sessão Especial: Mati Diop: Atlânticos + 35 Doses de Rum
25 de março
15h – O Canto do Haiti
17h – O Homem nas Docas
20h – Zumbi, a Legião dos Mortos
26 de março
15h – A Pequena Vendedora de Sol + Tabataba
17h – As Cuias + Kodou
19h – Fary, a Jumenta + Finye
27 de março
15h – O Cinema Africano Ontem e Hoje: África sobre o Sena + Hoje
17h – Bako, a Outra Margem
19h – Sessão Especial: Mati Diop (Atlânticos + 35 Doses de Rum)
(Fonte: Sala. P.F. Gastal)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário