20150812 schroeter e1439414047491

20150812 schroeterA partir do dia 18 de agosto, Porto Alegre receberá uma retrospectiva com dez filmes de Werner Schroeter, um dos nomes mais radicais do cinema moderno alemão. A mostra acontecerá na Sala P.F. Gastal, na Usina do Gasômetro – 3° andar. A cada dia serão exibidos dois filmes a partir das 17h, exceto nos finais de semana, que terão a exibição de três longas. A entrada é franca.

O filme que abre a mostra, às 17h, é Os Flocos de Ouro (1976), sua Cuba inventada. Entre os outros longas que fazem parte da programação estão Argila (1969) e Eika Katappa (1969), primeiros filmes de Schroeter, expandem as fronteiras do cinema narrativo tradicional a partir de telas múltiplas e colagens experimentais. Haverá também algumas de suas obras mais cérebres, transitando por estilos e territórios distintos. Entre elas, A Morte de Maria Malibran (1972), uma homenagem singular a grandes divas do canto, da personagem-título a Maria Callas e Janis Joplin; o surrealismo californiano de Willow Springs (1973) e o romantismo brega de influência mexicana em Anjo Negro (1974).

Schroeter criou uma estética própria que é marcante em todos os seus filmes, sejam de ficção ou documentários, o que o deixou numa posição marginal dentro do Novo Cinema Alemão. As suas obras são radicais, principalmente na linguagem cinematográfica. Amante de óperas, Schroeter usa imagens extremamente estilizadas e iconográficas, com uma linguagem é opulenta e expressionista. Suas obras obedecem rigorosamente a um ideal artístico e são tão inovadoras quanto provocadoras.

Confira aqui a programação completa e a grade de horários.

(Fonte: Sala P.F. Gastal)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *